Repositório Digital

A- A A+

Enfrentando as dificuldades na atividade pecuária da campanha gaúcha : as estratégias utilizadas pelos pecuaristas familiares no município de Quarai (RS)

.

Enfrentando as dificuldades na atividade pecuária da campanha gaúcha : as estratégias utilizadas pelos pecuaristas familiares no município de Quarai (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Enfrentando as dificuldades na atividade pecuária da campanha gaúcha : as estratégias utilizadas pelos pecuaristas familiares no município de Quarai (RS)
Autor Corrales, Naira Lorena Pinto
Orientador Conterato, Marcelo Antonio
Co-orientador Medeiros, Monique
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Desenvolvimento rural
Estratégia
Pecuária
Quaraí (RS)
[es] Agricultura familiar
[es] Las dificultades
[es] Las estratégias
Resumo Este trabalho foi realizado no município de Quaraí e teve como objetivo principal a caracterização dos pecuaristas familiares locais e as estratégias utilizadas por estes pecuaristas para o enfrentamento das dificuldades da atividade, assim como as perspectivas para o futuro. O estudo foi realizado através do uso da metodologia qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, roteiro de entrevistas semiestruturado, realizado com produtores familiares locais e entidades ligadas à pecuária. Procurou-se descrever as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores da atividade da pecuária e o enfrentamento dos problemas identificados. Descrevem-se ainda as perspectivas de futuro dentro da atividade e os sistemas de manejo do gado adotados nas propriedades, a fim de proporcionar aos pecuaristas uma análise das práticas utilizadas na criação de gado bovino e ovino. Após a análise identificou-se que as estratégias utilizadas pelos pecuaristas familiares entrevistados, para o enfrentamento das dificuldades é baseada no conhecimento tradicional com grandes limitações técnicas e econômicas e que a pecuária, importante atividade econômica tem seu desenvolvimento limitado pela carência de assistência técnica e pelas limitações ambientais características da região da fronteira oeste. A pecuária é uma atividade de extrema importância social, cultural e econômica.
Resumen Este trabajo se llevó a cabo en el municipio de Quaraí y dirigido a la caracterización de las familias de agricultores locales y las estrategias utilizadas por los agricultores para hacer frente a las dificultades de la actividad, así como las perspectivas para el futuro. El estudio se llevó a cabo a través del uso de la metodología cualitativa a través de la investigación bibliográfica, entrevistas semi-estructuradas realizadas con los agricultores familiares y las entidades locales vinculadas a la ganadería. Tratamos de describir las dificultades que enfrentan los pequeños productores de la actividad ganadera y abordar los problemas identificados. También se describen las perspectivas de futuro en la actividad y los sistemas de gestión adoptados en haciendas ganaderas con el fin de dar a los agricultores un análisis de las prácticas utilizadas en la cría de ganado y ovejas. Tras el análisis se encontró que las estrategias utilizadas por los agricultores familiares entrevistados en la cara de las dificultades que se basa en el conocimiento tradicional con alta limitaciones técnicas y económicas y la ganadería, una importante actividad económica está limitada por su falta de desarrollo y asistencia técnica limitaciones ambientales característicos de la frontera occidental de la región. La ganadería es una actividad social muy Importante, culturales y económicos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54688
Arquivos Descrição Formato
000855572.pdf (568.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.