Repositório Digital

A- A A+

A implantação do projeto bacia leiteira e seus desdobramentos no município de Itaqui (RS)

.

A implantação do projeto bacia leiteira e seus desdobramentos no município de Itaqui (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A implantação do projeto bacia leiteira e seus desdobramentos no município de Itaqui (RS)
Autor Peres, Paulo Renato Farina
Orientador Conterato, Marcelo Antonio
Co-orientador Medeiros, Monique
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Cadeia produtiva
Desenvolvimento rural
Itaqui (RS)
Leite
Produtor rural
[es] Cadena productiva
[es] Desarrollo
[es] Leche
[es] Productor familiar
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o Projeto Bacia Leiteira, criado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Itaqui, no ano de 2004, em razão da necessidade de legalizar a grande quantidade de produtores familiares existentes na periferia da área urbana; uma vez que estão criando animais em zona não permitida. A produção de leite caracteriza-se como uma atividade que sempre tem questionada sua viabilidade econômica; em face disso, é importante que sejam estabelecidos índices de produtividade e o próprio produtor faça o acompanhamento de todo o processo produtivo. É necessário estimular o produtor a se tornar um empreendedor competitivo dentro do mercado, buscando o retorno de cada valor investido no empreendimento. A cadeia produtiva do leite tem como horizontes a serem atingidos, primeiramente, a questão da comercialização, pelo fato desta ter assumido papel central nas discussões e o planejamento de atividades a serem desenvolvidas dentro do projeto, uma vez que os produtores itaquienses têm como objetivo a obtenção do maior lucro possível, e o preço a ser pago pelo leite torne-se a primeira referência na formação de suas expectativas de lucro. A quantidade produzida e a qualidade do produto também devem pautar as preocupações do setor, visando uma melhor obtenção de preço.
Resumen El presente trabajo de conclusión de curso tiene como tema el proyecto “Bacia Leiteira”, creado por la Secretaria Municipal de Agricultura de Itaqui en el año de 2004, debido a la necesidad de legalizar la gran cantidad de familias productoras que viven en las periferias de las areas urbanizadas; visto que esas personas crean animales en regiones no permitidas. La producción de leche es un asunto de relleve por causa de su viabilidad económica, así siendo, es importante que se haga un levantamiento de productividad y que el productor lo acompañe en el proceso. Es necesario estimular el productor para convertirse en un emprendedor competitivo en el mercado de trabajo, buscando el retorno de cada inversión en el emprendimiento. La cadena productiva de leche tiene como principal objetivo la cuestión de la comercialización, por ser el tema central de las discusiones y la planificación de actividades a seren desarrolladas dentro del proyecto, una vez que los productores itaquienses tienen como objetivo alcanzar el mayor lucro posible, y el precio a ser pago por el leche conviertase en su primera referencia en la formación de sus expectativas de gaños. La cantidad producida y la calidad del producto también deben estar inclusas a las preocupaciones del sector, con el propósito de obtener mejor precio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54689
Arquivos Descrição Formato
000855578.pdf (788.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.