Repositório Digital

A- A A+

Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso

.

Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Investigando o ensino de matemática nos anos iniciais : um estudo de caso
Autor Arnort, Juliana da Silva
Orientador Oliveira, Helena Dória Lucas de
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Ensino de matematica
Resumo Este trabalho tem como objetivos centrais investigar o ensino de matemática nos Anos Iniciais, mais especificamente a apresentação do Sistema de Numeração Decimal e estudo das Operações Aritméticas (adição e subtração) em uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Baseada em minhas observações de aula nesta turma e em um conjunto de atividades trabalhadas pela professora regente da turma neste período, discorro a cerca dos modos de construção desses conceitos pelas crianças. Apoiada em autores como Lerner e Sadovsky, Kamii, Polya e Gay busco articular ideias entre os conteúdos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – e o modo como as crianças interagem com as atividades presenciadas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54728
Arquivos Descrição Formato
000856453.pdf (939.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.