Repositório Digital

A- A A+

A contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aula

.

A contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contextualização da porcentagem na educação de jovens e adultos (EJA) : uma experiência em sala de aula
Autor Slongo, Marcelo Izidoro
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino de matematica
[en] Contextualization
[en] Mathematics teaching
[en] Youth and adults education
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir o relato de uma atividade pedagógica envolvendo a contextualização no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na maioria das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática sempre foi comentado que a experiência de vida dos estudantes de EJA é uma característica marcante desses alunos, pois sabemos que na EJA os estudantes possuem vivências profissionais e pessoais. Procurou-se verificar na prática, utilizando a contextualização de porcentagem, o quanto a experiência de vida pode auxiliar no aprendizado desse conteúdo, buscando realizar atividades de interesse dos educandos. As atividades consistiram em abordagens de assuntos solicitados pelos próprios alunos e por assuntos considerados atuais que poderiam ser de interesse da turma. A experiência mostrou que a contextualização pode ser uma alternativa de ensino de matemática para turmas de EJA.
Abstract This monograph presents and discusses the report of an educational activity involving contextualization in mathematics teachin in Youth and Adults Education (EJA). In pre-service Mathematics teachers education it has always been remarked that the life experience of students in adult education is a hallmark of those students. We sought to verify in practice, using the context of percentage, how much life experience can assist in learning that content, trying to carry out activities of interest to students. Experience has shown that contextualization can be an alternative for math teaching math in adult education classes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/54874
Arquivos Descrição Formato
000856379.pdf (620.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.