• Banquete de imagens : a complexidade do instrumento vocal 

      Habeyche, Gisela Costa (2003) [Dissertação]
      O estudo questiona o que é conhecimento e suas possibilidades de articulação sobre e com o instrumento vocal de alunos-atores na perspectiva da Complexidade, tomada na ótica do filósofo francês Edgar Morin. A compreensão ...
    • O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica 

      Spritzer, Mirna (2005) [Tese]
      Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica ...
    • A voz como revelação do corpo : saúde e verdade na pedagogia vocal do ator 

      Melo, Leonor Cristina Cabral de (2011) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta uma análise de como os discursos do corpo, da saúde e da verdade, se configuram e entrelaçam no campo da pedagogia vocal do ator, através de três enunciados: os enunciados da voz como corpo, dos ...
    • A voz da escrita 

      Hartmann, Fernando (2007) [Tese]
      O humano, para tornar-se humano, para ser e estar em uma comunidade, tem a necessidade de que alguém lhe enderece uma voz. A educação implica a interação de vozes na construção, conservação e transmissão da cultura de uma ...