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Análise das inovações nas relações com o mercado na agricultura orgânica brasileira

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Análise das inovações nas relações com o mercado na agricultura orgânica brasileira

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Título Análise das inovações nas relações com o mercado na agricultura orgânica brasileira
Autor Vargas, Camila Rossi de
Orientador Schultz, Glauco
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Assunto Agricultura orgânica
Agroecologia
Brasil
Inovação
[en] Agroecological production
[en] Innovation
[en] Organic food
[en] Organic production
Resumo Apesar do grande progresso da produção agroecológica frente à agricultura convencional, ainda há muito a ser feito para que haja maior conscientização e consumo dos alimentos orgânicos. O governo brasileiro tem provido um ambiente cada vez mais favorável para o cultivo de produtos orgânicos com a aprovação de leis e instruções normativas específicas para o desenvolvimento deste mercado. Este trabalho visa analisar as inovações observadas na comercialização, distribuição e divulgação dos alimentos orgânicos para compreender a situação atual deste mercado e de que forma contribuem para que haja uma diminuição nos custos de produção e, consequentemente, nos preços. Para tanto, será apresentada a literatura pertinente à evolução das inovações no meio agrícola como processo histórico para se alcançar as inovações presentes no mercado de alimentos orgânicos nos dias de hoje. Serão expostas as visões de teóricos das correntes Clássica, Marxista, Neoclássica, Schumpeteriana e Neo-Schumpeteriana. Será analisada ainda a legislação vigente e as perspectivas futuras para melhorias da agricultura orgânica. Nesta pesquisa, foram utilizadas fontes de informações primárias e secundárias para uma discussão concisa com os dados e resultados provenientes da literatura estudada.
Abstract There has already been some progress on agroecological production, there is still much to be done to achieve better awareness and more consumption of organic food. The government of Brazil provides an environment favorable for the cultivation of organics, through the approval of laws and specific instructions regarding this market. This paper analyses innovations observed on the commercialization, distribution and promotion of organic food, in order to understand the current situation of this market, as well as the ways these innovations contribute for diminishing production costs and prices. Therefore will be presented some pieces of the literature about the evolution of innovation in the agricultural environment as an historical process to achieve the innovation on the organic market nowadays. Five theories will be studied: Classic, marxist, neoclassic, schumpeterian and neo-schumepeterian. The current legislation is also presented on this study, as well as future perspectives for improvements on organical agriculture. This search used primary and secondary sources of information for a concise discussion of data from the literature.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55002
Arquivos Descrição Formato
000856489.pdf (268.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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