Repositório Digital

A- A A+

Ensino de funções do primeiro grau a partir de aplicações e taxa de variação

.

Ensino de funções do primeiro grau a partir de aplicações e taxa de variação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de funções do primeiro grau a partir de aplicações e taxa de variação
Autor Bona, Genê Claas de
Orientador Varriale, Maria Cristina
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Matematica
Modelagem matematica
[en] 1st degree functions
[en] Applications
[en] Mathematical modeling
[en] Post-test
[en] Pre-test
[en] Rates of change
[en] Teaching and learning in mathematics
Resumo O projeto prevê a criação de uma abordagem para o ensino de funções de primeiro grau, que consiste na construção da função a partir do estudo de taxas de variação em aplicações específicas. A pesquisa é subsidiada por livros que tratam de um ensino voltado a aplicações e é acompanhada de uma experimentação em uma instituição de ensino médio. O trabalho tem forte influência da análise dos gráficos e descreve também funções de 1° grau em funções poligonais. Todos os exemplos e construção de ideias são desenvolvidos a partir de aplicações. O projeto inclui também a elaboração e a aplicação de pré-teste e pós-teste para verificar se esta abordagem efetivamente ajudou na compreensão do conceito de funções de 1° grau.
Abstract The goal of this work is the development of an approach to teach 1st degree functions, which involves function construction from the study of rates of change in specific applications. The research is based on books that deal with teaching geared to applications and is accompanied by an experiment in a high school institution. The work has a strong influence on the analysis of graphics and also describe 1st degree functions in polygonal functions. All examples and building ideas are developed from practical applications. The project also includes the development and the implementation of a pre-test and a post-test to see if this new approach really helped in understanding the concept of 1st degree functions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55073
Arquivos Descrição Formato
000856546.pdf (1.184Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.