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A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso

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A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso

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Título A implantação do "Ensino Médio Politécnico" no Rio Grande do Sul : um estudo de caso
Autor Cacuri, Fabiana Cristina Staub
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Currículo
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Resumo O objetivo do presente trabalho é investigar a implantação da Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, nos primeiros meses de 2012, através de um estudo de caso realizado em uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa de campo abrangeu entrevistas, observações de reuniões e de aulas dessa escola, realizadas durante três meses, concomitantemente, nos períodos diurno e noturno. Tendo como referência as conceituações de interdisciplinaridade presentes no documento e em estudos de diversos autores, buscou-se identificar se houve interdisciplinaridade na implantação da Proposta na escola observada. Foi verificado que a interdisciplinaridade, compreendida como interação das disciplinas, não foi aplicada nas atividades desenvolvidas nesse período e que também outras orientações previstas na Proposta não foram efetivadas ou o foram apenas parcialmente.
Abstract This monograph presents a study case of the implantation of the so-called Pedagogical Proposal for Polytechnic High School in the public school system of Rio Grande do Sul, Brazil. The study case was developed in a state high school in the city of Porto Alegre, through interviews and observations of meetings and classes, during three months, in the first semester of 2012. Taking interdisciplinarity conceptualizations of different authors as reference, the study tried to identify the occurrence of interdisciplinarity in the implantation of the curricular reform. It was verified that interdisciplinarity, while understood as interaction between disciplines, didn't occur and other orientations of the Proposal were not or were only partially followed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55074
Arquivos Descrição Formato
000856553.pdf (815.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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