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Adesão e permanência discente na educação a distância : investigação de motivos e análise de preditores sociodemográficos, motivacionais e de personalidade para o desempenho na modalidade

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Adesão e permanência discente na educação a distância : investigação de motivos e análise de preditores sociodemográficos, motivacionais e de personalidade para o desempenho na modalidade

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Título Adesão e permanência discente na educação a distância : investigação de motivos e análise de preditores sociodemográficos, motivacionais e de personalidade para o desempenho na modalidade
Autor Fiuza, Patricia Jantsch
Orientador Castellá Sarriera, Jorge
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Educação à distância
Evasão
[en] Adhesion
[en] Distance education
[en] Dropout
[en] Motivation
[en] Predictors
[en] Retention
Resumo O objetivo deste estudo foi investigar os fatores de personalidade, de motivação e dados sociodemográficos que interferem na adesão e permanência dos estudantes em cursos na modalidade de Educação a Distância. A investigação destes temas teve o propósito de preencher as lacunas existentes entre a EaD e suas interfaces com a Psicologia. No transcorrer da pesquisa foram percorridas algumas etapas diretamente relacionadas aos objetivos específicos, para tanto, a pesquisa foi didaticamente dividida em dois estudos. Estudo 1 para tradução, adaptação transcultural e validação da escala EMITICE no Brasil que realizou-se em duas fases: (1) tradução, adaptação e teste piloto (N=91), (2) teste de campo e validação (N=466) em alunos de cursos a distância, idades entre 18 a 61 anos (M=34,48; DP=9,56), 171 homens (36,7%) e 295 mulheres (63,3%), de todo o Brasil. Análise fatorial confirmatória dos 5 fatores apresentou boa adequação ao modelo e boa consistência interna para a amostra ( = 0,84). Os resultados são apresentados no artigo 2. O estudo 2 foi dividido em três fases: (1) estudo de cunho bibliográfico sobre a temática adesão, permanência, persistência e evasão na EaD, que está apresentado no artigo 1, (2) estudo exploratório com abordagem dos dados numa perspectiva mista (quali-quantitativa) sobre os motivos da adesão e permanência nessa modalidade. A amostra constituiu-se por 600 sujeitos, com idades entre 18 a 61 anos (M = 32,39; DP = 9,25), 216 homens (36,0%) e 384 mulheres (64%). Os resultados permitiram a categorização de 13 itens para os motivos de adesão e 13 itens para permanência, que, por sua vez, foram organizados em 3 dimensões: questões pessoais ou endógenas ao aluno; questões acadêmicas ou exógenas ao aluno e questões contextuais relacionadas ao que envolve tanto o aluno quanto o curso, apresentados no artigo 3, (3) estudo quantitativo correlacional que objetivou analisar as relações entre motivação, personalidade, variáveis psicossociais e desempenho na EaD, com a mesma amostra da fase 1. Utilizaram-se os instrumentos: BFP, EMITICE e questionário sóciodemográfico. Realizaram-se análises multivariadas e a partir das análises estatísticas os resultados apontam alguns fatores preditores que aumentam a chance de ter um bom desempenho na EaD. Destaca-se que a renda familiar e o empenho, uma faceta do fator Realização contribuem, sendo a habilidade com tecnologia a variável que mais interfere, aumentando em 97% o desempenho na EaD como pode ser lido no artigo 4.
Abstract The purpose of this study was to explore factors of personality, motivation and social demographic data that interfere with the student adherence and retention in the Distance Education Courses. The investigation of these topics was focused on filling the gaps which exist between the DE and their interfaces using Psychology. During the research, some stages were passed directly related to specific objectives, therefore the research was didactically divided into two studies. Study 1 for translation, cultural adaptation and validation of the scale EMITICE in Brazil that took place in two phases: (1) translation, adaptation and pilot testing (N = 91), (2) field test and validation (N = 466) in the distance education students, ranging in ages from 18 to 61 years (M = 34.48, SD = 9.56), 171 men (36.7%) and 295 women (63.3%), throughout Brazil. Confirmatory factor analysis of the five factors showed a good model adequacy and good internal consistency for the sample ( = .84). The results are presented in article 2. The study 2 was divided into three phases: (1) a bibliographical study on adherence, retention, persistence and dropout in DE, which is presented in article 1 (2) an exploratory study that approaches the data in a mixed outlook (qualitative and quantitative) concerning the matters of adherence and permanence in this modality. The sample was composed by 600 people, aged between 18 and 61 years (M = 32.39, SD = 9.25), 216 men (36.0%) and 384 women (64%). The results allowed the categorization of 13 items for reasons of adherence and 13 items of permanence, which were organized into three dimensions: personal or endogenous issues in students; academic issues or exogenous in students and contextual issues related to involving both the student and the course presented in Article 3, (3) correlational quantitative study aimed to analyze the relationship between motivation, personality, psychosocial variables and performance in DE, with the same sample of phase 1. BFP, EMITICE and demographic questionnaire were the used instruments. Multivariate analyzes were performed, and from the multivariate statistical analysis, the results show some predictor factors that increase the chance of having a good performance in distance education. It is noteworthy that the family income and its commitment, a facet of the Achievement factor contribute, being the ability with technology the variable that most affects, increasing performance of students by 97% in DE as can be read in Article 4.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/55089
Arquivos Descrição Formato
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