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Avaliação das competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na atenção primária a saúde

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Avaliação das competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na atenção primária a saúde

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Título Avaliação das competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na atenção primária a saúde
Autor Santos, Mariana Timmers dos
Orientador Witt, Regina Rigatto
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Atenção primária à saúde
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Saúde do idoso
Resumo Introdução: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (2008), os profissionais de saúde da atenção primária deveriam receber formação básica em competências essenciais do cuidado ao idoso para o seu atendimento. Em um currículo orientado por competência, a avaliação é parte do trabalho pedagógico nos diferentes cenários de ensino-aprendizagem. Neste contexto, torna-se importante a avaliação das competências no ambiente acadêmico, refletindo acerca da sua percepção para a prática e cuidado em saúde. Objetivo: Avaliar as competências de graduandos de enfermagem para o atendimento a idosos na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 65 graduandos com matrícula regularizada no último ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRGS. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário com um referencial de 28 competências, estruturadas em 12 domínios, resultantes de uma investigação anterior. Para a avaliação foi utilizada uma escala com quatro níveis de competência, baseados em uma ferramenta de avaliação canadense. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva. O projeto foi submetido e aprovado pelo comitê de ética da UFRGS. Resultados: De maneira geral, os alunos avaliaram-se como competentes. O domínio da ética recebeu melhor avaliação pelos graduandos. O manejo de doenças também foi bem avaliado, assim como o enfoque na diversidade humana e comunicação, prevenção e promoção da saúde. Os graduandos avaliaram-se com maior dificuldade no domínio de membro de uma profissão, para o qual a maioria dos alunos considera-se com pouca experiência prática para atuar com autonomia e com segurança. Conclusões: O estudo evidenciou a necessidade do ensino nesta área na graduação. Proporcionou uma reflexão aos graduandos de enfermagem sobre o atendimento aos idosos na APS e também a oportunidade de conhecerem este referencial de competências, para que possam ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto aderi-los à sua pratica assistencial, promovendo um melhor atendimento ao idoso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55296
Arquivos Descrição Formato
000857130.pdf (1.138Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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