Repositório Digital

A- A A+

Limites e possibilidades inédito-viáveis do 'ser' professor-educador na prática do 'educar'

.

Limites e possibilidades inédito-viáveis do 'ser' professor-educador na prática do 'educar'

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Limites e possibilidades inédito-viáveis do 'ser' professor-educador na prática do 'educar'
Autor Barbosa, Márcia Silvana Silveira
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Escola
Limite
Professor
[en] Education
[en] Educator
[en] Feasible
[en] Limits
[en] Possibilities
[en] Practice
[en] School
[en] Unheard
Resumo Muitos são os dilemas no mundo da educação. Conflitos são próprios do trabalho docente, desestabilizando o ‘Ser’, comprometendo não só a prática do educador, como também a qualidade de vida do sujeito. A Tese objetiva analisar e compreender as relações que, ao movimentar o todo social, agregam a escola como espaço de embate de forças conflitivas, com implicações no 'Ser' professor-educador e nas práticas (de)formadoras dos sujeitos no processo do “educar/educar-se”. Para entender o atual contexto social, político e econômico em que os educadores estão inseridos, a fim de identificar os limites e as possibilidades ineditamente-viáveis deste 'Ser' no caminho da educação libertadora–transformadora, apresentam-se os argumentos e conclusões, frutos da coleta e análise de dados, apreendidos no processo do desenvolvimento de pesquisa qualitativa, centrado na Associação de Educação Católica/RS (AEC-RS) e nos espaços educativos onde o ‘Ser’ professor-educador faz sentido – as escolas. Com o cimento teórico Gramsci e Freire analisa-se, a relação ou correlação de forças que permeiam os agrupamentos sociais, manifestando os interesses de classe. Cada uma delas, representando uma posição determinada, confrontam-se na defesa de interesses específicos dos grupos. A consciência destes agrupamentos e os objetivos dos seus membros estão permeados por fatores políticos, culturais e econômicos que influenciam as visões de mundo defendidas por aqueles que o integram. No espaço da escola, as relações possuem o componente político-pedagógico na medida em que propicia condições de enfrentamento de ideologias. Assim, as brechas possibilitam o embate de contrários e se configuram nichos de resistências para confrontação de ideias que permeiam leituras de mundo.
Abstract Many are the dilemmas in the world of education. Conflicts are proper from the teaching work, disestablishing the “Being”, compromising not only the educator practice, but also the individual’s quality of life. The thesis aims to analyze and understand the relations which, by moving the whole social, insert school as a space of shock of conflicting forces, with implications in the educator-professor Being and in the (de) formed practices of individuals in the process of educating/educating yourself. To understand the current social, political and economical context in which the educators are inserted to identify the limits and the possibilities which are unheard and feasible from this “Being”, in the patch of the liberatingtransforming education, we present the arguments and conclusions, fruit of data collecting and analyzing, learned from the developing process of qualitative research, based on “Associação de Educação Católica/RS” (AEC-RS) and in the educational spaces where the professoreducator “Being” makes sense - the school. With the theoretical cement Gramsci and Freire, we analyze the relation or correlation of forces which permeate the social gatherings, expressing the interests of the class. Each one of them representing a determined position confronts in the defense of specific interests from the groups. The consciousness from these gatherings and the objectives of their members are permeated by political, cultural and economical factors which influence the world views defended by those who make part of it. In the school space the relations have the political-pedagogical component, as it propitiates conditions of facing the ideologies. So, the gaps make possible the shock of contraries and configure niches which permeate understanding the world.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/55345
Arquivos Descrição Formato
000857545.pdf (52.51Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.