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“Como é a escola dos teus sonhos?” : direitos da criança, educação e inserção ecológica em Angola

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“Como é a escola dos teus sonhos?” : direitos da criança, educação e inserção ecológica em Angola

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Título “Como é a escola dos teus sonhos?” : direitos da criança, educação e inserção ecológica em Angola
Autor Sacco, Airi Macias
Orientador Koller, Silvia Helena
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Angola
Criança
Direitos da criança
Educação
Escola
[en] Bioecological theory of human development
[en] Child rights
[en] Ecological engagement
[en] Education
Resumo Esta dissertação teve como objetivos conhecer a opinião de crianças angolanas a respeito de suas escolas, investigar como é a escola dos seus sonhos e averiguar como os direitos da criança estão sendo acolhidos nessas instituições. Para tanto foi realizado um estudo que englobou o sistema de ensino público primário do país, representado por 15 escolas localizadas em cinco províncias angolanas. As crianças participaram de entrevistas em grupo e o método utilizado foi a inserção ecológica. A análise dos dados foi realizada com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e os resultados indicaram que as interações de crianças, professores, diretores e escolas são caracterizadas por desequilíbrio de poder e autoritarismo e, por isso, carecem de reciprocidade. A escola dos sonhos das crianças é um local com condições mínimas de infraestrutura, no qual se sentem acolhidas e respeitadas. A promoção e o respeito aos direitos da criança ainda são incipientes em Angola de maneira geral e nas escolas em particular.
Abstract This dissertation aimed to know the opinion of Angolan children with respect to their schools, investigate how the school of their dreams is and to verify how children’s rights are received in those institutions. This study encompassed Angola’s public primary education system, represented by 15 schools located in five Angolan provinces. The children participated in group interviews and the method used during data collection was the ecological engagement. Data analysis was done through the Bioecological Theory of Human Development and the results indicate that the interaction among children, teachers, directors and schools are characterized by the imbalance of power and authoritarianism, reason why the relationship lacks reciprocity. Children’s dream school is a place with minimal infrastructure where they feel welcomed and respected. In general, the promotion and respect to children’s rights are still incipient in Angola, especially in schools.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/55413
Arquivos Descrição Formato
000857357.pdf (7.415Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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