Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Silvio Luiz Souzapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Adriano Antunespt_BR
dc.date.accessioned2012-09-18T01:36:46Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55421pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata a implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina. Os alunos foram engajados em um programa de produção textual para publicação de inserções radiofônicas de curta duração e na construção de um blog para a Internet sobre radioatividade e energia nuclear, tema estudado na unidade curricular de Princípios da Ciência II. Para o planejamento e construção dos textos, os alunos foram subsidiados por conteúdos sobre divulgação científica, teorias de aprendizagem, epistemologia e história da ciência, resultado da integração de outras duas unidades curriculares: Português II e Epistemologia e História das Ciências. Como material de apoio para as atividades realizadas por estes estudantes foi construído um site com textos, imagens, vídeos e mapas conceituais apresentados em aula como organizadores prévios. O objetivo do projeto consiste na compreensão dos conteúdos das unidades curriculares envolvidas e da aprendizagem significativa como referencial de ensino passível de aplicação na divulgação científica. O conteúdo dos textos produzidos pelos alunos para o rádio e para a internet, assim como os questionários aplicados antes e depois da implementação do projeto, mostraram uma apropriação de princípios e estratégias da aprendizagem significativa, dos referenciais de divulgação científica e do conhecimento científico relacionado ao tema radioatividade e energia nuclear.pt_BR
dc.description.abstractThis work describes the implementation, within the Instituto Federal de Educação of Santa Catarina – IFSC, of a teaching project, based on the socio-interactionism and in the meaningful learning theory, with students of the Nature Sciences major in Physics. The students engaged in a text production program to produce short-term radio broadcasts, as well as in the creation of a blog about radioactivity and nuclear energy, matter studied in the subject of Principles of Science II. In planning and in writing those texts, students relied on scientific popularization matters, learning theories, epistemology and history of science, what was a result of the integration with the Portuguese II, Epistemology, and History of Science Subjects. As a supporting material, for the activities carried out by the students, a website with texts, imagery, videos and conceptual maps presented in classes as previous organizers has been created. The project aims at the comprehension of the matters broached in the subjects involved in the course curriculum and at the meaningful learning as reference for a possible way of teaching and scientific popularization. The content of the texts produced by the students for the radio and for the Internet, as well as the questionnaires applied before and after the project development showed an appropriation of the principles and meaningful learning strategies, of the scientific popularization references and of the scientific knowledge related to the radioactivity and nuclear energy themes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedia science popularizationen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectRadioactivityen
dc.subjectNuclear energyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMeios de comunicação de massapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleDivulgação científica na formação docente : construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857832pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples