Repositório Digital

A- A A+

Bilhetes escolares : intermediando aprendizagens

.

Bilhetes escolares : intermediando aprendizagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bilhetes escolares : intermediando aprendizagens
Autor Flor, Maria do Carmo Sant’anna
Orientador Andrade, Sandra dos Santos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Didática
Linguagem
Produção de textos
Resumo Este trabalho foi desenvolvido para a conclusão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta como foco de análise bilhetes escolares que crianças de um quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Porto Alegre, escreveram para sua professora de forma espontânea, durante o período do estágio curricular docente. Tem como objetivo analisar se a troca de bilhetes favoreceu o desenvolvimento e a aprendizagem da escrita e da leitura do gênero bilhete, do uso de diferentes recursos gramaticais, da expressão e da comunicação, da qualificação da escrita ortográfica. Ou seja, buscou-se examinar se a escrita espontânea funciona como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem em linguagem. O aporte metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa da pesquisa documental. As análises desenvolvidas, a partir de autores como Kaufman e Rodríguez, Drey e Silveira, Geraldi, Dalla Zen e outros, possibilitaram a observância nos textos infantis das marcas de aprendizagens efetivadas, como domínio do gênero bilhete, recursos e hipóteses de linguagem utilizadas e capacidade de comunicação e expressão através da escrita, bem como o desenvolvimento de um ambiente mais afetivo no grupo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/55620
Arquivos Descrição Formato
000858857.pdf (688.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.