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A memorização musical através dos guias de execução : um estudo de estratégias deliberadas

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A memorização musical através dos guias de execução : um estudo de estratégias deliberadas

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Título A memorização musical através dos guias de execução : um estudo de estratégias deliberadas
Autor Gerber, Daniela Tsi
Orientador Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Aprendizagem musical
Memória musical
Memorização musical
Música : Execução : Memória
Performance musical : Piano
Piano : Execução : Memorização
Texto musical : Memorizacao
[en] Deliberate practice
[en] Memorization
[en] Performance Cues
[en] Piano Performance
[en] Playing by memory
[en] Retrieval
Resumo Neste trabalho, investigo as potencialidades no emprego dos guias de execução (GEs) propostos por Chaffin et al (2002), buscando entender os processos de resgate da memória de músicos que executam obras sem a utilização da partitura. Trata-se de um estudo de três casos, com pianistas próximos do estágio de profissionalização. Os três escolheram rememorizar e reapresentar obras do compositor Cláudio Santoro (1919-1989), em um período de 20 meses, durante os quais pude acompanhar e verificar a eficácia do uso desses procedimentos bem como o entendimento de cada um dos participantes com relação ao emprego das estratégias propostas. Após a coleta dos dados, analiso, apresento e discuto os resultados da aplicação dos GEs. Os dados coletados, provenientes das anotações das partituras, questionários e relatos nos diários de estudo obtidos após as execuções memorizadas e coletadas em intervalos distintos, formam a base da discussão apresentada neste trabalho. Com base nesses dados, pude traçar um perfil para cada um dos participantes por meio das categorias predominantes nos GEs utilizados bem como na evolução na aplicação desses guias durante o tempo de duração da pesquisa. O exame dos registros dos resgates de memória pelas tentativas de reescrita das partituras também contribuiu significativamente para a identificação dos GEs empregados e assimilados durante a rememorização do repertório escolhido.
Abstract This is an investigation of the possibilities afforded by the use of Chaffin‟s performance cues (PCs, 2002) in order to understand retrieval processes of musicians that choose to perform by memory. This study was conducted with three pianists on their way to becoming professional musicians. All three chose to recover and to present previously learned works by Brazilian composer Cláudio Santoro (1919-1989). During a twenty month period, I was able to monitor the efficacy of these procedures and I could also verify not only the application of PCs sets of learning strategies but also the resulting level of understanding with each one of the participants. After each of the memorized presentations data was obtained from score annotations, questionnaires, study journals and attempts at rewriting the score. These activities proceeded at scheduled intervals and the reports provide the basis for the analyses and discussions. Based on the data, it was possible to show how each participant employed diverse categories of PC sets and how each one evolved during the time of this research. An examination of the materials utilized as tools for memory retrieval contributed to reveal each individual profile and the distinct collections of PCs each one of them employed during the relearning and retrieval of the chosen repertoire.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/55626
Arquivos Descrição Formato
000858285.pdf (10.27Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
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