Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorGerber, Daniela Tsipt_BR
dc.date.accessioned2012-09-26T01:36:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55626pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, investigo as potencialidades no emprego dos guias de execução (GEs) propostos por Chaffin et al (2002), buscando entender os processos de resgate da memória de músicos que executam obras sem a utilização da partitura. Trata-se de um estudo de três casos, com pianistas próximos do estágio de profissionalização. Os três escolheram rememorizar e reapresentar obras do compositor Cláudio Santoro (1919-1989), em um período de 20 meses, durante os quais pude acompanhar e verificar a eficácia do uso desses procedimentos bem como o entendimento de cada um dos participantes com relação ao emprego das estratégias propostas. Após a coleta dos dados, analiso, apresento e discuto os resultados da aplicação dos GEs. Os dados coletados, provenientes das anotações das partituras, questionários e relatos nos diários de estudo obtidos após as execuções memorizadas e coletadas em intervalos distintos, formam a base da discussão apresentada neste trabalho. Com base nesses dados, pude traçar um perfil para cada um dos participantes por meio das categorias predominantes nos GEs utilizados bem como na evolução na aplicação desses guias durante o tempo de duração da pesquisa. O exame dos registros dos resgates de memória pelas tentativas de reescrita das partituras também contribuiu significativamente para a identificação dos GEs empregados e assimilados durante a rememorização do repertório escolhido.pt_BR
dc.description.abstractThis is an investigation of the possibilities afforded by the use of Chaffin‟s performance cues (PCs, 2002) in order to understand retrieval processes of musicians that choose to perform by memory. This study was conducted with three pianists on their way to becoming professional musicians. All three chose to recover and to present previously learned works by Brazilian composer Cláudio Santoro (1919-1989). During a twenty month period, I was able to monitor the efficacy of these procedures and I could also verify not only the application of PCs sets of learning strategies but also the resulting level of understanding with each one of the participants. After each of the memorized presentations data was obtained from score annotations, questionnaires, study journals and attempts at rewriting the score. These activities proceeded at scheduled intervals and the reports provide the basis for the analyses and discussions. Based on the data, it was possible to show how each participant employed diverse categories of PC sets and how each one evolved during the time of this research. An examination of the materials utilized as tools for memory retrieval contributed to reveal each individual profile and the distinct collections of PCs each one of them employed during the relearning and retrieval of the chosen repertoire.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeliberate practiceen
dc.subjectMúsica : Execução : Memóriapt_BR
dc.subjectMemorizationen
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectMemória musicalpt_BR
dc.subjectRetrievalen
dc.subjectPerformance Cuesen
dc.subjectPerformance musical : Pianopt_BR
dc.subjectTexto musical : Memorizacaopt_BR
dc.subjectPiano Performanceen
dc.subjectPiano : Execução : Memorizaçãopt_BR
dc.subjectPlaying by memoryen
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.titleA memorização musical através dos guias de execução : um estudo de estratégias deliberadaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000858285pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples