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Ferramenta acessível para produção multimídia : estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais

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Ferramenta acessível para produção multimídia : estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais

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Título Ferramenta acessível para produção multimídia : estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais
Autor Basso, Lourenço de Oliveira
Orientador Santarosa, Lucila Maria Costi
Co-orientador Conforto, Débora
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Avaliação
Estudo de usuário
Informática na educação
[en] Accessibility
[en] Cognitive development
[en] Interaction
[en] Multimedia
[en] Socio-digital inclusion
[en] Technological appropriation
Resumo Diante de um contexto em que a evolução tecnológica amplia as formas de disseminação e acesso à informação, explorando o uso da multimídia e a mescla dos diferentes tipos de linguagens, percebe-se que pessoas com deficiência ainda permanecem excluídas dos processos de produção e recepção de dados digitais. Diante do potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para firmarem-se como opção para a superação de barreiras, apresenta-se aqui o desenvolvimento de uma ferramenta, denominada Oficina Multimídia, que visa a propiciar a interação desses indivíduos e a expressão de suas ideias em processos de autoria e trabalho em grupo, mediante o uso de signos audíveis, imagéticos e verbais. Por meio de um estudo qualitativo junto a sujeitos com diferentes necessidades especiais (deficientes visuais, deficientes motores e portadores de Síndrome de Down), investigou-se de que forma a implementação do software, seguindo recomendações de acessibilidade e a disponibilização de recursos para facilitação do uso por pessoas com deficiência na produção multimídia, favorece os processos de apropriação tecnológica e de interação entre os pesquisados. Verificou-se a pertinência da aplicação de testes com usuários finais para detecção de melhorias e validação de certas estratégias para adoção em projetos futuros de ferramentas acessíveis. Complementarmente, foram realizados testes de compatibilidade da Oficina Multimídia com um protótipo de tablet e suas tecnologias assistivas disponíveis. O potencial da ampliação de espaços infoinclusivos para expressão de pessoas com as mais distintas características pode ser observado nas produções elaboradas pelos grupos validadores.
Abstract Against a broad context of increased technological development, profuse forms of information dissemination and access by means of multimedia resources and multiple languages, it can be observed that people with special needs are still excluded from processes of digital data production and reception. Considering the potential of Information and Communication Technologies (ICT) to provide an alternative of transposing social limitations, this study introduces a tool labeled Oficina Multimídia, which aims at promoting the social interaction and manifestation of ideas by such individuals in processes of authorship and team work involving aural, imagetic and verbal signs. A qualitative investigation was conducted among participants with distinct needs (visually impaired individuals, physically handicapped and individuals with Down syndrome) to evaluate the extent to which the software implementation, following recommendations regarding the accessibility and availability of multimedia resources for PSNs, facilitates processes of technological appropriation and interaction among the research participants. Tests carried out with the software users validated part of the strategies adopted and pointed out to the need of considering improvements for future projects involving similar multimedia access tools. Complementarily, tests were conducted to evaluate the compatibility of Oficina Multimídia with a tablet prototype and its available assistive technologies. The potential of info-inclusive environments to extend the socio-digital participation of individuals with disabilities can be observed in the assignments produced by the group of participants validating the project.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/55686
Arquivos Descrição Formato
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