![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/55701
Título | Educação Infantil : organização espacial e múltiplas linguagens na sala de aula |
Autor |
Santos, Aline Pereira dos
|
Orientador |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
|
Data | 2012 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Educação infantil
Multilinguismo Sala de aula |
Resumo | Este estudo consiste em refletir sobre os princípios utilizados pela pesquisadora, na condição de professora de uma turma de crianças de 1 a 2 anos, para organizar o espaço/ambiente de sala de aula, a fim de proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos (motor, cognitivo, emocional, social) e aprendizagens de e em múltiplas linguagens. A pesquisa tem o intuito de articular e problematizar as relações entre o mobiliário, os materiais que compõem o acervo da sala de aula, o desenvolvimento e as aprendizagens de e em múltiplas linguagens pelas crianças. O que se pretende, portanto, é refletir sobre como esse mobiliário e os recursos materiais podem ser utilizados, classificados e destacados, na organização do espaço/ambiente da sala de aula, pela professora, de modo que sejam significados e representados pelas crianças em suas propriedades e funcionamentos, possibilitando-lhes aprendê-los, de maneira que venham a interagir com os mesmos e, ao fazê-lo, se desenvolverem e (se) produzirem a partir de diferentes linguagens. Para tanto busco os aportes teóricos de Junqueira Filho, Horn, Richter, Wood, entre outros. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/55701 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000858882.pdf (123.8Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License