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O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul

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O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul

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Título O processo de desenvolvimento de produtos : estudo de casos de empresas fornecedoras da cadeia automotiva do Rio Grande do Sul
Autor Silva, Karen Menger da
Orientador Zawislak, Paulo Antonio
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Administração da produção
Cadeia automotiva
Desenvolvimento de produto
Gestão da inovação
Resumo Este trabalho versa sobre o processo de desenvolvimento de produtos, que pode ser definido como a transformação de uma idéia (uma oportunidade de negócios) em um produto acabado, pronto para ser vendido. Este processo é desdobrado em uma série de atividades e visa combinar as necessidades do mercado, ou seja, do cliente, com as capacidades e possibilidades tecnológicas da empresa. O desafio na gestão do processo de desenvolvimento de produtos consiste na integração das atividades, requisitos e competência s necessárias para melhorar a eficiência do processo como um todo. Para explicar a operacionalização da gestão integrada, realizou-se um estudo de múltiplos casos onde foram analisadas três empresas fornecedoras first tier da Cadeia Automotiva do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram descritos o mix de projetos e as etapas do processo de desenvolvimento de produtos. Foi analisada, em cada empresa, a composição, a operação e a coordenação das equipes de desenvolvimento, os meios de comunicação utilizados e a participação de clientes e fornecedores durante o processo de desenvolvimento de produtos. A principal conclusão é que a gestão integrada é viabilizada pela cultura organizacional e pelos meios de comunicação. Foram exploradas, também, as contribuições externas que podem ser dadas por clientes, fornecedores e outras organizações, sendo constatado o efetivo envolvimento desses parceiros externos. No entanto, a integração entre os agentes internos e externos requer organização para o sucesso do processo de desenvolvimento de produtos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5580
Arquivos Descrição Formato
000428175.pdf (647.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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