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dc.contributor.advisorLoguercio, Rochele de Quadrospt_BR
dc.contributor.authorCosta, Diogo Borgespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-02T01:53:48Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/55902pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar como vem sendo utilizado o livro didático de química nas escolas de ensino médio. Como não seria possível entrevistar todos os alunos de todas as escolas de ensino médio da cidade de Porto Alegre e região metropolitana, foram escolhidas duas grandes escolas públicas de reconhecida tradição na capital – a fim de não expor o nome das escolas, chamaremos de escola A e escola B – e uma escola pública na cidade de Canoas, denominada de escola C. Foi desenvolvido um questionário que posteriormente seria aplicado nas escolas. Realizado esse procedimento, os dados foram colocados em tabelas e calculadas as suas respectivas porcentagens. Também foram confeccionados gráficos correspondentes a cada tabela. Tendo concluído esse procedimento, foi buscado na literatura, autores e pesquisadores que já estudaram o assunto. Da mesma forma que pesquisas realizadas anteriormente, a pesquisa realizada corroborou com os dados encontrados por esses pesquisadores, ou seja, o livro didático oferecido pelo governo, com dinheiro público, não está sendo devidamente aproveitado pelas escolas pesquisadas. Esse trabalho também aponta algumas razões do por que isso ocorre, mostra também os gastos destinados para a análise, escolha, compra e distribuição dos livros e como é feita essa distribuição de acordo com o período escolar. Esse trabalho menciona a metodologia utilizada para a elaboração e desenvolvimento dessa pesquisa, mostra os resultados obtidos na forma de porcentagem e faz uma análise desses dados correspondente a cada questão respondida pelos alunos. É importante destacar que, primeiramente a pesquisa teve como alvo os professores dessas escolas. Porém o objetivo do trabalho não foi atingido junto ao professores, pelo pouco número de pessoas que responderam ao questionário, dessa forma, o questionário foi alterado e aplicado junto aos alunos. Os resultados obtidos não foram surpreendentes, pois já havia pesquisas que apontavam para esse patamar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização do livro didático de Química : a perspectiva dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000858366pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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