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Análise de questões interpretativas em livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da teoria da relevência

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Análise de questões interpretativas em livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da teoria da relevência

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Título Análise de questões interpretativas em livros didáticos de língua portuguesa sob a perspectiva da teoria da relevência
Autor Chacon, Jéssica Colvara
Orientador Goldnadel, Marcos
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Análise lingüística
Interpretacao textual
Linguagem e línguas
Língua portuguesa
Língua portuguesa
Livros didaticos
Teoria da relevância
[en] Relevance theory
[en] Textbooks
[en] Textual inference
Resumo A interpretação de texto é uma atividade que envolve, além da decodificação, a realização de processos inferenciais. Considerando que documentos educacionais oficiais, tanto no âmbito nacional quanto no regional, reconhecem que ler é mais do que decodificar, e que os livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLPs) têm procurado explorar de modo mais amplo a interpretação de texto, este trabalho avalia duas seções de interpretação textual: uma pertencente a um LDLP destinado ao 6º ano e outra, ao 9º ano do Ensino Fundamental. Essa avaliação consiste na apreciação crítica das questões de interpretação de texto no que diz respeito à exploração de inferências pragmáticas, mais especificamente, acerca do modo como é abordada a compreensão dos implícitos textuais e dos mecanismos subjacentes a sua produção. A avaliação realizada parte do pressuposto de que a leitura é um processo interacional, valendo-se do paradigma da Teoria da Relevância (TR) para a análise dos processos subjacentes à interpretação de enunciados. A partir da análise de dois textos e suas respectivas perguntas presentes em duas seções de interpretação de acordo com os princípios propostos pela TR, empreende-se uma reflexão sobre o modo como essa teoria pode contribuir para a formulação de propostas didáticas capazes de propiciar ao aluno um maior desenvolvimento de sua proficiência leitora.
Abstract Text interpretation involves not only decoding, but carrying out several inferential processes. This is reflected in the fact (i) that most official educational documents recognize that reading is more than deciphering words and (ii) that textbooks of Portuguese (LDLPs) have attempted to explore text interpretation more widely in recent years. This study assesses text interpretation in two different stages, namely, the sixth and ninth grades of middle school (junior high school). This evaluation comprises a critical account of text interpretation questions with regard to the exploration of pragmatic inferences, especially concerning the methods used to approach textual implications and the mechanisms underlying their productions. The assessment carried out assumes that reading is an interactional process. In addition, built on the Relevance Theory (RT), this dissertation analyzes underlying processes in the interpretation of utterances. Based on interpretation tasks present in two texts analyzed in this study, we look into how RT can contribute to the formulation of didactic approaches that may aid students with their reading skills.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56037
Arquivos Descrição Formato
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