Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de uma formulação para biscoitos em extrusor de bancada

.

Desenvolvimento de uma formulação para biscoitos em extrusor de bancada

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de uma formulação para biscoitos em extrusor de bancada
Autor Macedo, Fernanda Carrion
Orientador Jong, Erna Vogt de
Co-orientador Schumacher, Andrea Bordin
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Biscoito
Extrusão
Resumo Biscoitos são um dos lanches mais antigos que existem. Se bem embalados e armazenados eles se mantém adequados para o consumo por longo período de tempo. São fáceis de transportar e, por estarem prontos para o consumo sem nenhuma preparação adicional, estão no topo da lista de lanches rápidos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma formulação de biscoito doce para utilizá-la em um extrusor de bancada nas aulas práticas do Curso técnico em Panificação e Confeitaria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre. Pesquisou-se uma formulação inicial e a partir desta modificou-se a quantidade de água adicionada até obter uma massa que pudesse ser usada no extrusor. Testaram-se proporções de 8% a 14% de água e a formulação final ficou com 12% de água em relação à quantidade de farinha. As formulações com 8% e 10% de água ficaram secas e quebradiças não sendo adequadas para o extrusor, as formulações com 13% e 14% de água ficaram muito elásticas perdendo a forma após passar pelo extrusor. Fizeram-se análises bromatológicas, estudos de variação de tamanho (comprimento e espessura) e de variação de peso dos biscoitos. A composição final do biscoito ficou com 0,88% de cinzas, 2,32% de umidade, 7,28% de proteína, 21,75% de gordura, 67,77% de carboidratos e VCT de 495,95 kcal/100g. Observou-se crescimento de 9,30% no comprimento, 19,96% na espessura e perda média de peso de 14,55% após o cozimento. Usou-se a formulação final em uma aula prática do curso na disciplina de Massas e Biscoitos onde os alunos fizeram modificações, adicionando sabor de amendoim, limão e chocolate aos biscoitos. Adequou-se esta formulação para utilizá-la no extrusor, gerando produtos uniformes e de fácil manipulação, para utilização em aula prática.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56076
Arquivos Descrição Formato
000858123.pdf (1.430Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.