Repositório Digital

A- A A+

Resinas de troca iônica aplicada na clarificação de xarope para refrigerantes: uma revisão

.

Resinas de troca iônica aplicada na clarificação de xarope para refrigerantes: uma revisão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Resinas de troca iônica aplicada na clarificação de xarope para refrigerantes: uma revisão
Autor Klug, Tammila Venzke
Orientador Rios, Alessandro de Oliveira
Co-orientador Flôres, Simone Hickmann
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Refrigerante
Resina
Resumo O mercado brasileiro de refrigerantes aumenta a cada ano fazendo do Brasil, o terceiro produtor mundial. Desse modo, novas tecnologias são necessárias para atender a demanda de produção. A utilização de resinas iônicas em soluções de açúcar consiste de uma tecnologia inovadora que visa substituir a utilização do carvão ativado para a retirada de cor, sem alterar as características sensoriais do refrigerante, com maior praticidade e rapidez no processo. A cor característica de cada refrigerante é de suma importância e deve ser mantida uniforme no processo de fabricação, visto que os consumidores estão adaptados com o perfil de cada produto. Neste trabalho o mecanismo de atuação das resinas iônicas foi revisado e as vantagens em relação ao uso do carvão ativado foram discutidas. Dentre as vantagens podemos citar a capacidade de regenerar as resinas que gera redução de custos, pois o carvão ativado após o seu uso é descartado; o tempo de contato para a retirada de cor através de resinas é menor, contribuindo para o aumento de produção; o processo é mais automatizado com o uso de resinas, garantindo maiores condições de higiene na fabricação de refrigerantes; além da redução de custos de matéria-prima, pois o açúcar utilizado pode ser de qualidade inferior, ou seja, maior cor e turbidez, já que o processo de descoloração por resinas é mais eficaz que o processo por carvão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56084
Arquivos Descrição Formato
000858004.pdf (759.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.