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Competências para a preceptoria : construção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

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Competências para a preceptoria : construção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

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Título Competências para a preceptoria : construção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
Autor Rodrigues, Carla Daiane Silva
Orientador Witt, Regina Rigatto
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Assunto Competência profissional
Educação em saúde
Formação de recursos humanos
Tutoria
[en] Human resources formation
[en] Preceptorship
[en] Professional competence
[es] Competencia profesional
[es] Formación de recursos humanos
[es] Tutoria
Resumo A preceptoria é uma modalidade de ensino que vem se destacando no cenário da formação de recursos humanos em saúde no Brasil. Preceptores são profissionais vinculados a serviços do Sistema Único de Saúde que recebem estudantes de graduação ou pós-graduação da área da saúde, no contexto de um programa de educação, a fim de orientá-los no cotidiano de seu trabalho. A presente investigação teve como objetivo geral identificar e analisar as competências para a preceptoria no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Trata-se de um estudo exploratório descritivo quali-quantitativo com o uso da técnica Delphi. Os participantes foram preceptores do PET-Saúde vinculados a serviços de atenção básica de um distrito assistencial do município de Porto Alegre-RS. A população foi composta por 66 preceptores, sendo a amostra constituída por 26 destes. Para a construção das competências, foram realizadas duas rodadas Delphi, sendo que a primeira visou fazer um levantamento das competências. Para a segunda rodada, foi organizado um questionário com as competências geradas na primeira fase, tendo sido adicionada uma escala de Likert a fim de obter o grau de concordância dos respondentes. A análise qualitativa foi utilizada para a produção dos enunciados das competências após a primeira rodada, a qual se baseou na interpretação das justificativas apresentadas pelos respondentes para as competências indicadas. A análise quantitativa dos dados visou estabelecer consenso entre os respondentes, sendo o critério utilizado a média maior ou igual a 4 e desvio padrão menor ou igual a 1 para os escores 4 e 5 da escala de Likert. Resultaram 43 competências que foram classificadas em nove áreas de domínio, sendo elas: educacional, valores profissionais, em ciências básicas da saúde pública, gerência, atenção à saúde, trabalho em equipe, comunicação, orientada à comunidade e desenvolvimento profissional. Os resultados indicam o compromisso dos preceptores com a formação dos futuros profissionais da área da saúde. Há ênfase para o desenvolvimento de habilidades de cunho pedagógico, o que implica em necessidade de preparo para a preceptoria.
Resumen La preceptoría es un método de enseñanza que se ha destacado en el escenario de la formación de recurso humanos para la salud en Brasil. Los preceptores son profesionales vinculados al Sistema Nacional de Saúde en Brasil que reciben estudiantes de grado o postgrado en la area de la salud em el contexto de un programa de educación con el fin de guiarlos en su trabajo diario. Este estudio tuvo como objectivo identificar y analizar las competencias para el programa de preceptoría en el Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET –Saúde), Este es un estudio exploratorio descriptivo con el uso cualitativo y cuantitativo de la técnica Delphi. Los participantes eran preceptores de los servicios de salud PET vinculados a servícios de atención primaria en un distrito assistencial de la ciudad de Porto Alegre – RS. El grupo era constituido por 66 preceptores con una amuestra de 26 de ellos. Para desarollar habilidades, hubo dos rondas Delph, la primera de las quales tenía el objectivo hacer un inventario de habilidades. Para la segunda ronda, se organizó un cuestionário con las competencias generadas en la primera fase, se añadió una escala de Likert para obtener el grado de acuerdo de los encuestados. El análisis cualitativo fué utilizado para la producción de las declaraciones de habilidades después de la primera ronda, que se basa en la interpretacióon de las razones dadas por los encuestados para las habilidades que se muestran. El análisis cuantitativo de datos buscó estabelecer consenso entre los que respondieron, y el criterio utilizado fué una media mayor o igual a 4 con un desvío estándar menor o igual a 1 para las puntuaciones de 4 y 5 de la escala de Likert. Resultó en 43 competencias que fueron clasificadas en nueve áreas de dominio, a saber: educación, valores profesionales, ciencia básica de la gestión de la salud pública, atención de la salud, trabajo en equipo, comunicación comunitary y desarrollo profesional. Los resultados indican el compromiso de los preceptores con la formación de los profesionales de la salud en el futuro. Hay un énfasis en el desarollo de habilidades pedagógicas, lo que implica en una necesidad de preparación a la preceptoría.
Abstract Precepting is an emerging teaching method in Brazilian health care system for human resources training. Preceptors are professionals linked to SUS (Sistema Único de Saúde, Unified Health System) that work with graduate and post-graduate health care students in an educational program, guiding them through their tasks. This research aimed to identify and evaluate precepting competencies for the PET-Saúde Program. This is an exploratory, descriptive, quantitative and qualitative study, that used Delphi method. The participants were PET-Saúde preceptors that worked with basic care in an assistance unit in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The population consisted of 66 preceptors, and the sample comprised 26 of these preceptors. The construction of competencies was conducted in two Delphi rounds, with the first round being used for setting-up the competencies. For the second round a questionnaire was compiled using competencies obtained during the first phase, with the addition of a Likert scale in order to obtain the extent of agreement between respondents. The qualitative analysis was used in wording elaboration for competencies, after the first round, which was based in justifications presented by respondents for the competencies indicated. The objective of quantitative analysis was to establish consensus between respondents, using an average greater than or equal to 4 and standard deviation less or equal to 1 for Likert scale scores 4 and 5. As a result, 43 competencies were classified in nine domain areas, such as: educational, professional value, in health care basic sciences, management, attention to health, team work, communication, towards community, and professional development. The results indicate a commitment of preceptors with the formation of future health care professionals. There is an emphasis in the development of pedagogical skills, which stress the necessity of training before precepting.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56085
Arquivos Descrição Formato
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