Repositório Digital

A- A A+

Atividade antioxidante e compostos fenólicos em refrigerante de cola e guaraná

.

Atividade antioxidante e compostos fenólicos em refrigerante de cola e guaraná

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atividade antioxidante e compostos fenólicos em refrigerante de cola e guaraná
Autor Nassif, Débora de Barros
Orientador Rios, Alessandro de Oliveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Curso de Engenharia de Alimentos.
Assunto Atividade antioxidante
Bebida à base de cola
Guarana
Refrigerante
Resumo As propriedades antioxidantes de alimentos e bebidas têm sido bastante estudadas, no entanto existem poucos dados a respeito de capacidade antioxidante de refrigerantes. Este estudo teve como objetivo determinar o conteúdo de compostos fenólicos e atividade antioxidante de refrigerantes contendo corante caramelo e extratos vegetais. Foram coletadas amostras de refrigerante de cola e guaraná e analisadas quanto ao conteúdo de compostos fenólicos pelo método de Folin-Ciocalteau e atividade antioxidante pelo método DPPH. Para a bebida de cola, conteúdo de fenólicos variou de 113,21 a 146,88 mg de equivalente de ácido gálico/L e a atividade antioxidante variou de 149,24 a 243,89 mol de equivalentes de Trolox/L. O conteúdo de fenólicos foi ligeiramente superior ao encontrado na literatura para a mesma bebida, o que pode ser devido à natureza do extrato de noz de cola utilizado e os valores de atividade antioxidante foram próximos ao encontrado na literatura. Para a bebida de guaraná, o conteúdo de fenólicos variou de 4,39 a 76,61 e a atividade antioxidante esteve entre 105,72 e 176,63. Uma das amostras diferiu significativamente das demais a um nível de significância de 5%, acredita-se que devido a possíveis diferenças no processamento no momento do aquecimento do xarope. Além disso, os valores encontrados estavam abaixo do limite de quantificação da curva padrão. Os valores de atividade antioxidante foram menores do que os encontrados para bebida de cola, possivelmente pela baixa quantidade de extrato de semente de guaraná e corante caramelo adicionados à bebida. Apesar de apresentarem baixa atividade antioxidante, os refrigerantes podem ser levados em consideração no consumo total de substâncias antioxidantes na dieta. Novos estudos podem ser realizados com refrigerantes à base de suco de frutas e bebidas energéticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56090
Arquivos Descrição Formato
000857786.pdf (356.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.