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A nova classe média brasileira : estratégias de investimento na educação formal dos filhos

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A nova classe média brasileira : estratégias de investimento na educação formal dos filhos

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Título A nova classe média brasileira : estratégias de investimento na educação formal dos filhos
Autor Raul, Luciana Sieber
Orientador Mocelin, Daniel Gustavo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Capital cultural
Classe média
Escolaridade
Estratificação social
Investimento em educação
[en] Cultural capital
[en] Dispositions
[en] Education
[en] Investment
[en] New middle class
[en] Scholarity
Resumo O presente trabalho se propõe a analisar o investimento em educação adotado por pais pertencentes ao estrato socioeconômico que vem denominando-se “nova classe média” ou classe C, bem como as disposições e o valor que os mesmos atribuem à educação. Para tanto, adotou-se a metodologia qualitativa de entrevistas semi-estruturadas com doze famílias, tomando-se como critério básico a renda familiar entre R$1.500,00 e R$3.500,00, entre outros critérios secundários, como a ocupação dos responsáveis pela família e os padrões de consumo das mesmas. O estudo concluiu que parte das famílias está direcionando seus gastos para a moradia e o consumo, em detrimento de maiores gastos com a educação dos filhos; outras famílias pesquisadas demonstraram investir na escolaridade dos filhos, apresentando disposições para o estudo dos mesmos, indo de encontro à hipótese geral deste trabalho. Esse achado de pesquisa evidentemente precisa ser testado, em estudos futuros, com maior envergadura empírica.
Abstract This work aims to analyze the investment in education adopted by parents belonging to socioeconomic status that comes calling "new middle class" or class C, and the dispositions and the value they attach to education. To this end, we adopted the qualitative methodology semi-structured interviews with twelve families, taking as a basic criterion the family income between R$ 1.500,00 and R$ 3.500,00, and other secondary criteria such as occupation of the household and consumption patterns of the same. The study found that part of the families are directing their spending for housing and consumption, rather than increased spending on the education of children; other families surveyed demonstrated invest in the schooling of children, with provisions for the study of them, going against the general hypothesis of this work. This finding research clearly needs to be tested in future studies, with empirical spread.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56128
Arquivos Descrição Formato
000857387.pdf (115.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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