Repositório Digital

A- A A+

A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina

.

A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A sociologia no ensino médio : reflexão sobre as práticas docentes da disciplina
Autor Rodrigues, Jocineide
Orientador Caregnato, Célia Elizabete
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Métodos de ensino
Prática docente
Sociologia da educação
Resumo A situação atual da Sociologia no currículo escolar requer um olhar atento daqueles responsáveis pela produção do conhecimento, que fará parte ao menos em termos do conteúdo que figurará nas aulas da disciplina destinadas a estudantes do Ensino Médio. Nesse sentido, chama atenção o fato de que a área de Ciências Sociais pouco tem se debruçado sobre o tema do ensino de Sociologia na educação escolar, deixando mais espaço para a área da Educação realizar este estudo. Neste trabalho serão apresentadas algumas questões referentes ao ensino de Sociologia no nível escolar. Inicia-se o debate a partir da explanação de como se deu o caminho para a construção do objeto deste estudo, tendo como base de inspiração o trabalho realizado como bolsista de iniciação científica e a experiência nos estágios docentes. Na sequencia, considerando uma forma de melhor compreender a Sociologia como disciplina escolar, serão expostos pontos sobre Ensino Médio, currículo e disciplina escolar. Considera-se que a compreensão destes elementos auxilia a pensar sobre o contexto no qual se insere a Sociologia, e assim, entender os caminhos que ela percorre no momento de sua implementação no nível médio de ensino. Ainda, apresenta-se um breve histórico das idas e vindas da disciplina no currículo escolar, passando para um questionamento em relação às práticas docentes, principalmente quanto aos conteúdos, materiais didáticos e metodologias de ensino privilegiadas pelos professores. Busca-se responder a tal questão a partir da análise de trabalhos acadêmicos e das observações realizadas durante os estágios docentes. Não é intuito deste estudo esgotar o tema, mas iniciar um levantamento das possibilidades para as práticas docentes e para a construção de um conjunto de conhecimentos sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56137
Arquivos Descrição Formato
000857080.pdf (457.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.