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dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorTomé, Silvana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-06T01:37:54Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56138pt_BR
dc.description.abstractEste texto pretende problematizar o papel da Sociologia no contexto das esferas públicas e privadas de ensino. Considerando a construção do currículo escolar como um fenômeno sociológico, este tema será abordado à luz da Sociologia da Educação sob as considerações de Pierre Bourdieu. O objetivo do estudo é realizar uma análise comparativa entre o sentido do ensino de Sociologia em escolas públicas e privadas de Porto Alegre, investigando a que interesses atendem os programas de Sociologia nestes campos escolares, considerando os diferentes discursos dos agentes do campo recontextualizador (professores e alunos). Problemáticas suscitadas durante a experiência do Estágio de Docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, tais como: perspectivas, métodos de ensino, conteúdo, função educativa da Sociologia na educação básica foram abordadas, revelando os avanços e limites da disciplina nos espaços investigados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEnsino privadopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleA presença da sociologia no ensino médio de escolas públicas e privadas de Porto Alegre : um estudo comparativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000857094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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