Repositório Digital

A- A A+

O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica

.

O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso de graded readers no ensino de língua adicional na educação básica
Autor Coracini, Adriana de Alencastro
Orientador Sarmento, Simone
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Inglês: Licenciatura.
Assunto Ensino de línguas
Gêneros do discurso
Letramento
[en] Additional language teaching
[en] Graded readers
[en] Literacy
[en] Speech genres
Resumo Este trabalho apresenta e analisa uma unidade didática elaborada para o ensino de língua inglesa como língua adicional na Educação Básica Regular para a prática de estágio II. A fundamentação teórica desenvolvida está baseada nos conceitos de letramento e gêneros do discurso conforme a proposta disposta nos Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul (RGS, 2009a). Também faz parte deste trabalho uma análise sobre o uso de livros adaptados (Graded Readers) em sala de aula com o objetivo de formar leitores também em uma língua adicional. A unidade didática desenvolvida baseia-se na leitura de livros adaptados e é discutida e analisada conforme a aplicação das tarefas durante as aulas. Comentários e sugestões são tecidos baseados na reflexão a partir das atividades em sala de aula. O resultado da aplicação deste projeto didático mostra que os alunos foram capazes de construir um processo de leitura relevante e participar ativamente das tarefas elaboradas.
Abstract This paper proposes and analyses a pedagogical project designed for my internship practicum II to be used in basic education. The theoretical framework is based on the notions of literacy, additional languages, and speech genres, as proposed by the State Standards for English/Spanish Language Arts and Literacy (Referenciais Curriculares do Rio Grande do Sul – RGS, 2009a). It is also part of this paper the analysis of the use of Graded Readers in the classroom aiming to improve the students’ reading ability in an Additional Language. The pedagogical project is based on the reading of the Graded reader and it is analysed and discussed as the tasks were applied during the lessons. Suggestions and comments are made afterwards focusing on the observation of how the activities actually took place in the classroom. The results of the application of this pedagogical project show that the students were able to set up a relevant reading process participating fully in the tasks developed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56165
Arquivos Descrição Formato
000859642.pdf (1.063Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.