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A (ludo)fonética no ensino de alemão como língua adicional para crianças : análise de dois contextos escolares

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A (ludo)fonética no ensino de alemão como língua adicional para crianças : análise de dois contextos escolares

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Título A (ludo)fonética no ensino de alemão como língua adicional para crianças : análise de dois contextos escolares
Autor Borges, Clarissa Leonhardt
Orientador Pupp Spinassé, Karen
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Alemão: Licenciatura.
Assunto Fonética
Língua adicional
Língua alemã
Resumo O presente trabalho trata da fonética e de exercícios de fonética no ensino de língua alemã como língua adicional. A pesquisa, cujos resultados aqui se apresentam, se direcionou, principalmente, ao contexto de fala de hunsrückisch, originário da imigração alemã ao Brasil no século XIX e no qual, até hoje, muitos ainda falam esta variedade como língua materna, junto ao português. Para fins de comparação, foram aplicados testes também em um contexto monolíngue, no qual os alunos falam apenas o português como língua materna. Na pesquisa empírica foram observadas e analisadas não apenas as aulas, como também os materiais didáticos. Em seguida, foram executas aulas-piloto, para que a teoria pudesse ser comprovada na prática. A metodologia empregada nas aulas-piloto foi posteriormente avaliada e, de acordo com as necessidades, reformulada. O objetivo, com isso, foi produzir um material concreto, que permita avanços e que possa produzir melhores resultados no ensino de língua alemã como língua adicional.
Zusammenfassung In der vorliegenden Arbeit geht es um die Phonetik und um phonetische Übungen im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Die Untersuchung, deren Ergebnisse hier vorliegen, richtete sich vor allem an den hunsrückischsprachigen Kontext, der aus der deutschsprachigen Einwanderung im XIX Jahrhundert in Brasilien entstand, und wo viele noch heute diese Mundart neben dem Portugiesischen als Muttersprache sprechen. Um einen Vergleich zu ermöglichen, wurden die Tests jedoch ebenfalls in einem monolingualen Kontext durchgeführt, wo die Schüler nur das Portugiesische als Muttersprache haben. Zur empirischen Forschung wurden nicht nur Unterrichtsstunden sondern auch didaktische Materialien beobachtet und analysiert. Dann wurden Pilotstunden ausgeführt, damit man die Theorie im Lichte der Praxis überprüfen konnte. Die in den Pilotstunden angewandte Methodologie wurde zuletzt getestet und im Anschluss nach den festgestellten Bedürfnissen umgestaltet. Das Ziel dabei war es, ein konkretes Material zu erstellen, die Fortschritte ermöglicht und noch bessere Ergebnisse im DaF-Unterricht erbringen kann.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56174
Arquivos Descrição Formato
000859823.pdf (3.102Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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