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Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre

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Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre

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Título Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
Autor Pessoa, Desirée Gomes da Veiga
Orientador Silva, Marta Isaacsson de Souza e
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Grupo teatral
Processo de criação : Teatro
Teatro : Espaço cultural
Teatro : Ética
[en] Creative process
[en] Ethics
[en] Group
[en] Theater
Resumo Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo Neelic, de Porto Alegre (RS). O trabalho de campo, registrado em vídeo e acompanhado de diários de ensaio, cartas de intenção e questionários respondidos pelos atores, constituiu a base da reflexão sobre o processo de criação. A problematização aqui desenvolvida a partir do trabalho de campo é nutrida pelo pensamento de diferentes disciplinas, encontrando então suporte teórico em Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinás, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-François Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes e Spinoza. Considerando as relações da ética com a estética e a política em diversos aspectos, a análise dos encontros do Grupo permitiu destacar as diferentes camadas de relacionamento entre criadores e as interferências de umas sobre as outras; a necessidade hoje do artista enquanto criador-produtor cênico e, finalmente, a indissociabilidade entre as esferas individual, coletiva e social.
Abstract This master thesis examines issues relating to ethics in the relationships built within the socialization during the theatrical practice creation process, from observations taken during rehearsals of the spectacle Primeiro Amor, by Grupo Neelic , Porto Alegre (RS). The field work, recorded on video and accompanied by rehearsal journals, letters of intent and questionnaires answered by the actors, formed the basis of reflection about the creation process. The problematization here developed from field work is nourished by the thought of different disciplines, then finding theoretical support in Mikhail Bakhtin, Emmanuel Levinas, Edgar Morin, Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski, Jean-Francois Lyotard, Jorge Dubatti, Roland Barthes and Spinoza. Considering ethics in relation to aesthetics and politics in many ways, the analysis of Group meetings allowed to highlight the different layers of the relationship between creators and the interference of some over others; the need today of the artist as a scenic creator-producer and, finally, the inseparability between the individual, collective and social spheres.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56226
Arquivos Descrição Formato
000860352.pdf (4.707Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
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