Repositório Digital

A- A A+

Ambiente e geografia : um estudo da relação entre espaço geográfico e educação ambiental

.

Ambiente e geografia : um estudo da relação entre espaço geográfico e educação ambiental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ambiente e geografia : um estudo da relação entre espaço geográfico e educação ambiental
Autor Biondo, Evelin Cunha
Orientador Suertegaray, Dirce Maria Antunes
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Educação ambiental
Espaço geográfico
Geografia física
[en] Complexity
[en] Environmental education
[en] Geographical space
[en] Geography
[en] Teaching materials
Resumo A questão ambiental emersa no último século com a sua complexidade, como problemática contemporânea, marca um ponto na história em que se esvaem suportes ideológicos e as certezas que geraram os paradigmas científicos do conhecimento trazidos pelo progresso da modernidade. Uma das possibilidades de se perceber essa questão é aceitar a problemática ambiental como produto de nossa civilização, compreendendo-a, sobretudo, como questão ética, filosófica e política. Dentre estas conexões entre o ambiental e o educacional estão as leituras proporcionadas a partir da educação ambiental, que, muitas vezes, tornam-se um instrumento de propaganda superficial do que se tem denominado questão ambiental, mantendo práticas que acabam por limitar o seu poder de transformação, produzindo uma leitura fragmentada do ambiente e da natureza, autorizando a recriação e prolongamento de situações e processos desiguais antes estabelecidos. Essa dissertação tem por objetivo compreender a relação entre espaço geográfico e educação ambiental. Assim, buscamos uma análise espacial que auxilie a discussão acerca da temática, evidenciando a produção teórica geográfica capaz de dialogar e relacionar a educação e o ambiente como possibilidade de leitura de mundo. Para isso, há dois grandes caminhos que possibilitam o pensar sobre essa relação: a produção de educação ambiental a partir da geografia através das leituras empreendidas por intermédio da produção da ciência geográfica de teses, dissertações e artigos; e a produção de geografias a partir da educação ambiental através da análise de materiais didáticos promovidos por fundações, institutos e empresas privadas voltados para professores.
Abstract Environmental issues emerged in the last century with its complexity, as contemporary problem, it marks a point in history where they lapse ideological underpinnings and the certainties that spawned the scientific paradigms of knowledge brought by the progress of modernity. The possibility to realize this is to accept the environmental issue as a product of our civilization, understanding it, especially as ethics, philosophy and politics. Among these connections between the environment and education are offered readings from the environmental education, which often becomes a propaganda tool that has been called the environmental issue, maintaining practices that ultimately limit its processing power, producing a fragmented reading of the environment and nature, recreating and authorizing the continuation of unequal situations and processes established before. This dissertation aims to understand the relationship between geographic and environmental education. Thus, we sought a spatial analysis to assist the discussion on the subject, showing the geographic theoretical production able to talk and relate to education and the environment as a possible reading of the world. For this, there are two major ways that enable thinking about this relationship: the production of environmental education from geography through readings taken from the production of geographical science (through theses, dissertations and articles), and the production of the geographies from environmental education through the analysis of educational materials sponsored by foundations, institutes and private companies focused on teachers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56227
Arquivos Descrição Formato
000860575.pdf (897.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.