Repositório Digital

A- A A+

Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem

.

Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Números complexos e funções de variável complexa no ensino médio : uma proposta didática com uso de objeto de aprendizagem
Autor Monzon, Larissa Weyh
Orientador Gravina, Maria Alice
Data 2012
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Assunto Educação Matemática
Funcoes de variaveis complexas
Numeros complexos
Objeto de aprendizagem
[en] Complex numbers
[en] Complex Variable Functions
[en] Learning objects
[en] Mathematical education
[en] Technologies
Resumo A presente dissertação tem como propósito apresentar uma proposta didática para o ensino de números complexos e funções de variável complexa, fazendo uso de um objeto de aprendizagem. Para o embasamento teórico, quanto ao processo de construção de conhecimento, referenciamos Vygotsky e Piaget. Também foi feita uma análise das tecnologias como ferramenta para o ensino e, em especial quanto às possibilidades que dizem respeito aos registros dinâmicos de representação semiótica. A metodologia para conceber, realizar e analisar a proposta didática é a Engenharia Didática. Essa metodologia permitiu uma detalhada validação da sequência didática que integra o uso do objeto de aprendizagem "Números Complexos" com animações interativas, vídeos, explicações e exercícios. A sequência foi implementada em um terceiro ano do Ensino Médio.
Abstract This work presents a suggestion of a didactical sequence for teaching complex numbers and functions in high school. The sequence supposes the use of the learning object "Complex Numbers" with interactive animations, videos and exercises. As a theoretical frame to support our understanding of the knowledge construction process it was taken into account the Vygotsky´s theory and Piaget´s theory. A discussion about the potential of technologies as a teaching tool is also presented, specially about the possibilities related to dynamical semiotic representation in mathematics. The research methodology used was Didactical Engineering. With this methodology was possible to implemented and validate the didactical sequence.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56236
Arquivos Descrição Formato
000860594.pdf (3.749Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.