Repositório Digital

A- A A+

O Currículo vai à rua ou a rua vem ao currículo?

.

O Currículo vai à rua ou a rua vem ao currículo?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O Currículo vai à rua ou a rua vem ao currículo?
Autor Martinez, César Augusto Ferrari
Orientador Kaercher, Nestor André
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Ensino de geografia
Escola
Moradores de rua
[en] Curriculum
[en] Homeless people
[en] Place
[en] Relationship with the city
Resumo Este trabalho pesquisa as relações existentes entre a escola e a cidade a partir de estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). Como uma instituição que atende jovens em situação de rua, a EPA vem buscando construir seu currículo dialogando os saberes escolares com os saberes urbanos. A metodologia é construída através de movimentos que intencionam relacionar dinamicamente as concepções pedagógicas dos educadores da Escola com as realidades sociais e perspectivas dos jovens estudantes, fazendo uso de questionários e grupos focais como instrumentos de pesquisa. Parte-se da ideia de que não há um saber hegemônico, mas que é na relação entre os saberes vividos dos estudantes e aqueles desenvolvidos na Escola que há o aprendizado. Assim, o espaço ganha sentido pedagógico na aprendizagem e as relações com os espaços influenciam diretamente na construção dos saberes. Mais do que uma relação espacial, os jovens mantém uma relação lugarizada com o conhecimento, na medida em que os saberes que constroem na sua relação com a escola e com a cidade estão diretamente vinculados às experiências que provocam sentido em suas aprendizagens. Com uma imagem nítida de que existem diferenças entre o espaço da escola e os espaços da cidade, os jovens se colocaram para discutir suas condições de estudantes a partir das identidades espaciais que constroem por onde circulam e que, segundo indicou a pesquisa, são lugares estigmatizados como os próprios jovens. Assim, entende-se que a rua é um lugar onde os jovens estabelecem profundas relações ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de construir uma pedagogia do espaço.
Abstract This work is a research about the relationships between the school and the city from a study that took place in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA). As an institution that serves young homeless people, EPA develops on it`s curriculum balancing the school and the street knowledge. The approach is developed aiming to dynamically relate the pedagogical concepts of the school teachers with the social reality and point of view of the young students, through surveys and focusing groups as research instruments. Starting from the idea that there is no hegemonic knowledge, but rather from the relationships between the knowledge acquired in life and those from the school that learning actually happens. This way, the space gets a pedagogical meaning in learning and the relations with the spaces directly impact the built of knowledge. More than just a space, the young men and women keep a spaced relation with the knowledge, as the knowledges they build in their relationship with the school and with the city are directly connected with the experiences that provoke sense in their learning. With a clear sense that there are differences between the school and the city, the students allowed themselves to discuss their own condition as students through the spacial identities they build where they roam that, as the research showed, are places stigmatized just like themselves. Thus, it`s understood that the street is a place where the young men establish deep relationships at the same time it points to the need of developing a pedagogy of the space.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56337
Arquivos Descrição Formato
000860782.pdf (2.838Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.