Repositório Digital

A- A A+

Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola

.

Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Alunos e professores no centro de Porto Alegre : o movimento de apropriação da cidade e de lugarização intermediados pela escola
Autor Dias, Fábio Ferreira
Orientador Kaercher, Nestor André
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Educação
Formação de professores
Porto Alegre (RS)
[es] Complexidad
[es] Dialógica
[es] Enseñanza
[es] Espacio urbano
[es] Formación de profesores
[es] Patrimonio histórico y geográfico
Resumo Este estudo apresenta reflexões a respeito da relação entre a Escola e o Centro da cidade de Porto Alegre. Analisei a relação de alunos, que estudaram no Centro da Cidade, com o patrimônio histórico e geográfico da capital do Rio Grande do Sul. Movimentei-me pelo método da complexidade, tendo como dimensão focal a dialógica, a auto-ecoorganização e a recursão organizacional. O trabalho tenta contribuir no cotidiano escolar mostrando elementos de topofobia e topofilia construídos pelos/nos alunos em relação aos objetos e às ações, tangíveis e intangíveis, da paisagem e do espaço urbanos. Também foi aqui analisado como professores utilizam-se do Centro da Cidade como recurso pedagógico e como a forma com que tratam o tema influencia seus alunos.
Resumen Este estudio presenta razonamientos a respeto de la relación entre la Escuela y el Centro de la ciudad de Porto Alegre. Analicé la relación de alumnos, que estudiaron en el centro de la ciudad, con el patrimonio histórico y geográfico de la capital de Río Grande del Sur. Me movilicé por el método de la complexidad, teniendo como dimensión focal la dialógica, la “auto-ecoorganización” y la recursión organizacional. El trabajo intenta contribuir mostrando elementos de topofobia y topofilia construidos por los/en los alumnos en relación a los objetos y a las acciones, tangibles y intangibles, del paisaje y del espacio urbanos. El trabajo también contempló la utilización del centro de la ciudad como recurso pedagógico por parte de los profesores, y cómo esta influye sus alumnos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/56338
Arquivos Descrição Formato
000860788.pdf (963.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.