Repositório Digital

A- A A+

A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão

.

A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A educação ambiental na construção de currículo integrado para catadoras/catadores e recicladoras/recicladores de resíduos sólidos : elementos para reflexão
Autor Vicente, Bianka Biazuz
Orientador Fischer, Maria Clara Bueno
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Currículo integrado
Educação ambiental
Resíduo sólido
Trabalhador do lixo
Resumo A monografia versa sobre a contribuição de pressupostos da Educação Ambiental em interfaces com a Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Trabalho na construção de propostas de Currículo Integrado para catadoras/catadores e recicladoras/ recicladores de resíduos sólidos. Justifica-se esse estudo pela expectativa de formação que é prevista no Decreto nº 7.405/10 sob a égide da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12305/2010. Esta investigação se constitui a partir do estudo de campo realizado na cidade de Porto Alegre e das reflexões teóricas que privilegiam as contribuições de Nilton Bueno Fischer, Paulo Freire e Gaudêncio Frigotto, como referências dos pressupostos indicados. O convívio de um ano e meio com o grupo da Associação de Reciclagem Ecológica Rubem Berta e visitas as Unidades/Associações de Triagem de resíduos sólidos: Centro de Triagem Vila Pinto e Centro de Triagem Vila Chocolatão, desenvolveram-se inspirados em procedimentos metodológicos qualitativos de natureza etnográfica e permitiram a aproximação da estudante do meio social e da realidade de trabalho dos sujeitos investigados. O resultado do estudo apresenta elementos que emergiram da análise sobre a vivência dos sujeitos pesquisados e das contribuições teóricas que evidenciam a relevância da Educação Ambiental no arcabouço teóricometodológico de Currículo Integrado para sujeitos que, através de seu trabalho, participam do complexo processo de reciclagem de resíduos sólidos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56361
Arquivos Descrição Formato
000859096.pdf (583.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.