Repositório Digital

A- A A+

Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação

.

Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Arte e escola : Relações do público escolar com a arte contemporânea e possíveis estratégias de aproximação
Autor Storck, karine
Orientador Ramos, Paula Viviane
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Educação
Arte contemporânea
[en] Arts education
[en] Contemporary art
[en] Public school
[en] Strategies
Resumo O presente trabalho discute o lugar das artes visuais na educação formal, por meio da vivência com estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino, situada na zona central de Porto Alegre. A pesquisa se desenvolveu conjuntamente à disciplina de Estágio em Artes Visuais, e tem como principal objetivo pensar estratégias de aproximação do público escolar em relação à arte, mais especificamente à arte contemporânea. Para tanto, foram realizadas atividades de sondagem, visando conhecer as ideias deste público sobre o tema em questão; na sequência, foram elaboradas algumas propostas de ensino/aprendizagem, buscando estimular ou incrementar esse contato. A investigação, portanto, pauta-se no convívio, na proposição de alternativas, na realização de atividades mobilizadoras e na reflexão a partir dos resultados obtidos.
Abstract The present study discusses the position of the visual arts in formal education, through experience with students from the final grades of middle school in a state public school, situated in the central zone of Porto Alegre. The research was developed in conjunction with the Visual Arts Training, and has as main objective to think of strategies to approach the students in relation to art school, more specifically to contemporary art. To this end, probing activities were conducted, to determine the ideas of the public on the issue at hand, and then, some teaching/learning proposals have been prepared trying to stimulate or increase this contact. Therefore, the investigation is based on the interaction, in proposing alternatives, in carrying out activities, mobilizing and reflection from the results obtained.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56366
Arquivos Descrição Formato
000860392.pdf (3.369Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.