Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Susana Rangel Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorCollet, Iara Baratapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-12T01:35:21Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56372pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco investigativo compreender como as crianças se relacionam com as imagens oferecidas pela escola na fase de alfabetização. Ancorado nos Estudos Culturais e da Cultura Visual, tendo como conceitos centrais o alfabetismo visual (HERNÁNDEZ, 2007) e a pedagogia da visualidade (CUNHA, 2005) esse estudo discute como as imagens trazidas pelos alunos para a escola se distanciam daquelas dos materiais de alfabetização, especificamente, os alfabetos ilustrados. Trata ainda da importância de conhecer os repertórios imagéticos das crianças e de tomá-los como ponto de partida para aprofundar relações, ampliar e qualificar o contato com outras imagens. De caráter qualitativo, a investigação utilizou a técnica de grupo focal, propondo um conjunto de ações seguidas de conversas com o grupo. Os sujeitos participantes são alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual de Porto Alegre. Os dados produzidos baseiam-se nas falas das crianças e em imagens que elas escolheram e trouxeram de casa para a pesquisa. Os dados geraram dois eixos de análise: as relações das imagens com alfabetização verbal-escrita e os repertórios imagéticos e o posicionamento das crianças a partir desses. Dessas apreciações também foi possível constatar que a concepção de imagem das crianças difere do olhar adulto que investiga, tendo claro o descompasso entre a percepção desses olhares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleTudo que a gente vê é uma imagem! : percepções das crianças sobre as imagens em seus processos de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000859441pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples