Repositório Digital

A- A A+

Espaços de brincar na educação infantil

.

Espaços de brincar na educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Espaços de brincar na educação infantil
Autor Conto, Gabriela Elisa de
Orientador Fortuna, Tânia Ramos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Ação
Brincadeira
Espaço físico
Professor
Resumo A presente pesquisa de conclusão de curso foi realizada em torno da temática do brincar, tendo como questão norteadora do estudo: de que forma os espaços disponibilizados para o brincar na Educação Infantil determinam as interações estabelecidas entre os alunos? No seu desenvolvimento, busca-se destacar a importância dos espaços de brincar na Educação Infantil, bem como compreender o papel do educador na constituição e organização destes espaços e analisar as interações estabelecidas entre os sujeitos e o espaço físico. Para tanto, o trabalho constitui-se em uma análise de situações que foram observadas durante o período de estágio da autora – realizado em uma escola de ensino público localizada no município de Porto Alegre – ancorado nos estudos de Fortuna, Horn, Moyles, entre outros. A investigação se caracteriza, portanto, como de abordagem qualitativa, utilizando-se de elementos da etnografia. Em termos de conclusão, o trabalho apresenta uma série de considerações acerca do processo de formação docente da autora e do estudo realizado posteriormente. Através dele é possível constatar a efetiva importância dos espaços de brincar para o desenvolvimento infantil, bem como a importância de uma mediação adequada por parte do professor, tendo em vista propiciar a ocorrência de um brincar de qualidade, unindo brincadeira e aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56374
Arquivos Descrição Formato
000859390.pdf (441.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.