Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Laura Souzapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Deisiane dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2012-10-12T01:35:24Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56376pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, o índice de analfabetismo absoluto e a produção de analfabetos funcionais, que estão submetidos a uma escolarização, por vezes, precária, evidencia o distanciamento entre a formação profissional e a realidade encontrada, explicitando o modo neoliberal de gestão do Estado. Há problemas na formação de educadores, e uma presença ainda menos visível da formação de profissionais em EJA. Dada a relevância social da temática “formação de professores em EJA”, construí esta pesquisa. Cujo objetivo está em sistematizar (1) as concepções de formação e educação presentes nos TCCs sobre formação de professores em EJA e (2) o modo como esses TCCs referem à formação no curso de Pedagogia da FACED, investigando assim sua contribuição para a formação dentro da modalidade. Utilizando como estratégia metodológica a revisão da produção acadêmica, foi tomado como empírico os trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia da FACED/ UFRGS, que abordam a Educação de Jovens e Adultos, a partir do ano de 2007/01, quando ocorreu uma reformulação do currículo no curso de Pedagogia. Após a seleção dos trabalhos dentro do Sistema de Automação de Bibliotecas – SABI, na sessão da Faculdade de Educação, foram selecionadas quarenta monografias, dessas, seis abordavam a Formação de Professores, que constitui o lócus de análise. Após a sistematização dos dados, é possível considerar que a formação básica dos professores que atuam na EJA é voltada para o ensino de crianças, além de algumas práticas não respeitarem as especificidades do público.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleA formação de professores em EJA nos TCCs da FACED/UFRGS : repercutindo o currículo novo da pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000859395pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples