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A implementação do ensino de música na educação infantil e no ensino fundamental em um município gaúcho de pequeno porte

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A implementação do ensino de música na educação infantil e no ensino fundamental em um município gaúcho de pequeno porte

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Título A implementação do ensino de música na educação infantil e no ensino fundamental em um município gaúcho de pequeno porte
Autor Gomes, Ismael
Orientador Silva, Maria Beatriz Gomes da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação musical
Gestão da educação
Sistema de ensino
Resumo Este estudo discute a obrigatoriedade do ensino de música instituída pela Lei Nº 11.769/08. Como recorte do contexto estabelecido, buscamos investigar a implementação do ensino de música nas escolas da rede pública de um município de pequeno porte localizado no Estado do Rio Grande do Sul. Pretendeu-se verificar, a partir de um estudo de caso com abordagem qualitativa, quais são as implicações dessa obrigatoriedade sobre o currículo das escolas desta rede de ensino. Para tanto, foram realizadas observações de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas que apontaram, basicamente, que o município está realizando a inclusão da Música com base em duas frentes de ação: a primeira direcionada à formação dos professores, através de uma parceria público/privada e, a segunda, à constituição de um projeto, simultaneamente, extraclasse e extracurricular, pois pretende, também, organizar um grupo musical formado por estudantes das escolas municipais. Fundamentaram as reflexões deste relatório, dentre outros, autores como, FIGUEIREDO (2011), PENNA (2001) e PERONI (2008), bem como as orientações estabelecidas na legislação educacional vigente e nos documentos normativos relacionados ao tema. Como principais resultados, é possível dizer que a Lei Nº 11.769/08 favoreceu a presença da Música nas escolas da rede municipal estudada. Contudo, acreditamos que ainda existem alguns desafios a serem vencidos, como a qualificação da oferta dos cursos de formação continuada em Música e a realização de contratos e concursos específicos para a área, bem como, uma aproximação entre as práticas em andamento e os objetivos da educação musical, no âmbito escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56380
Arquivos Descrição Formato
000859420.pdf (524.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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