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dc.contributor.advisorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luciane Freire dapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-12T01:35:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56388pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas preventivas às dificuldades de aprendizagem na escrita. A emergência deste tema justifica-se pela complexidade do processo de aquisição da escrita dos alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental e a importância das práticas pedagógicas das professoras alfabetizadoras. Trata-se de um estudo de caso qualitativo que envolveu alunos de uma turma de terceiro ano e duas professoras, uma do terceiro ano e uma do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Como forma de obtenção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 20 alunos, professoras e observações, a fim de analisar algumas práticas pedagógicas da professora alfabetizadora. Utilizou-se também da análise de meu relatório de estágio. A partir dos dados levantados, procurou-se compreender possíveis fatores produtores de sucesso nas práticas preventivas às dificuldades de aprendizagem na escrita. A pesquisa tomou como referencial teórico os estudos de Golbert, Corso, Moojen, entre outros. Interessou, portanto atribuir lógica ao que as professoras chamam de dificuldades de aprendizagem na escrita, ao modo como são desenvolvidas suas práticas pedagógicas referentes ao processo de aprendizagem da escrita. Fica evidente nesse grupo que as professoras confundem as dificuldades de aprendizagens relacionadas ao processo de construção da escrita com problemas, até mesmo transtornos de aprendizagens específicos neste domínio. Os achados destacam que as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras alfabetizadoras não visam à prevenção de dificuldades e que, por assim ser, aqueles alunos que demonstram maior fragilidade nesta área tendem a evitar/desgostar das tarefas de escrita e perceber-se como maus escritores, prejudicando, assim, sua vida escolar. Destacou-se a necessidade de um trabalho sistemático, com propostas de leitura e escrita diariamente e que atenda às necessidades e dificuldades dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.title“Eu não sou muito boa para escrever [...]” : práticas pedagógicas preventivas às dificuldades de aprendizagem na escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000859015pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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