Repositório Digital

A- A A+

O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia

.

O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brincar e a docência : o que pensam educadores em formação no primeiro semestre de um curso de pedagogia
Autor Costa, Vanessa Knevitz
Orientador Collares, Darli
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Brincadeira
Docência
Professor
Séries iniciais
Resumo O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do brincar na ação docente, tendo como questão problematizadora – “Quais as concepções dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia sobre o brincar e a ação docente?”. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com elementos etnográficos e ancorou-se principalmente nos estudos de Collares e Fortuna, tendo também contribuições de teóricos como Piaget e Vygotski. A coleta de dados ocorreu através de questionário estruturado realizado com quarenta e cinco alunos de graduação de duas turmas do primeiro semestre de uma universidade localizada em Porto Alegre. A seleção dos entrevistados deveu-se à intenção de se compreender o que pensam esses educadores em formação inicial sobre o brincar e a prática pedagógica do professor. Através da construção dos dados foi possível inferir que os entrevistados se dividem entre duas perspectivas: a utilização do brincar pelo professor como forma de ensinar seus alunos e a utilização do brincar pelos alunos como forma de aprender. Foi possível perceber também o brincar como elemento importante no estabelecimento de vínculos, bem como sua relação com um momento de descontração e divertimento em sala de aula.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56390
Arquivos Descrição Formato
000859111.pdf (185.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.