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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Bernadette Castropt_BR
dc.contributor.authorSantos, Joseane Frassoni dospt_BR
dc.date.accessioned2012-10-12T01:35:29Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56391pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho problematiza as relações entre a formação integral do aluno e o olhar sensível da professora ao exercer sua prática avaliativa. As questões orientadoras foram: “Quais as práticas avaliativas são afins à formação integral do aluno?” e “Como avaliar o processo de ensino-aprendizagens levando em consideração a formação integral do aluno?” Seus objetivos: constituir um referencial acerca de um olhar mágico docente para embasar práticas avaliativas formativas; e, investigar práticas avaliativas para compreender o conceito de avaliação subjacente a essas ações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracteriza-se em dois estudos de caso de inspiração etnográfica, sobre as práticas avaliativas de quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas, uma pública e uma privada, de Porto Alegre/RS. Foram entrevistadas duas professoras, em cada local, através de entrevistas semi-estruturadas. Foram referenciais básicos: Juan Álvarez Méndez ao tratar sobre avaliação formativa; Antoni Zabala, Jaqueline Moll, Maria Beatriz P. Titton, Maria Luisa M. F. Xavier e Suzana M. Pacheco nos argumentos sobre formação integral; e, Hugo Otto Beyer nas abordagens sobre as práticas avaliativas em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais. As análises apontam para um entendimento de avaliação como processo, porém as práticas avaliativas das professoras visam um resultado final e se apoiam em instrumentos restritos à cognição; elas percebem a importância de um olhar sensível, mas esse é pouco exercido; e, é possível estabelecer relações entre um olhar sensível e a formação integral do aluno, isto supõe compreender a avaliação como um processo que busca conhecer o aluno e as formas como ele aprende. Esta pesquisa em suas considerações apresenta características que constituem um olhar mágico e algumas alternativas de mudanças no âmbito escolar como: a proposta de Docência Compartilhada; a exigência nos programas de formação inicial e continuada de professoras de abordagens sobre avaliação formativa; e, a adoção da auto-avaliação como um dos instrumentos avaliativos afins às práticas formativas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleEstudos sobre o nexo formação integral do aluno e olhar mágico das professoras nas práticas avaliativas nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000859045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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