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dc.contributor.authorMello, Elza Daniel dept_BR
dc.date.accessioned2012-10-16T01:36:59Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0021-7557pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56418pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Comparar duas estratégias de manejo da obesidade infantil: atendimento ambulatorial (individual) e programa de educa- ção (em grupo). Método: Foram recrutados aleatoriamente crianças e adolescentes de 7 a 13 anos de idade, divididos em dois grupos: atendimento individual e atendimento em grupo. Foi criado um programa de educação em obesidade infantil, com encontros mensais que consistiam em aulas expositivas com a participação dos pais e trabalhos em grupos. Simultaneamente, o outro grupo era acompanhado individualmente em ambulatório. O acompanhamento ocorreu por 6 meses, sendo avaliados composição corporal, hábitos alimentares e atividade física, antes e depois das intervenções. Resultados: A amostra foi constituída por 38 crianças e adolescentes com média de idade de 9,9 anos. O programa foi mais efetivo no aumento da atividade física (p = 0,003), especialmente caminhadas (p = 0,003), e na redução do colesterol total (p = 0,038). A redução do índice de massa corporal, do índice de obesidade e do consumo energético foi semelhante para os dois grupos. Quanto aos hábitos alimentares, o grupo acompanhado em ambulatório aumentou o consumo de frutas (p = 0,033) e hortaliças (p = 0,002) e reduziu o de salgadinho e batata frita (p = 0,041), enquanto o grupo que participou do programa reduziu o consumo de refrigerantes (p = 0,022), sandu- íches, pizza e fast food (p = 0,006). Conclusões: Ambas as estratégias de manejo da obesidade infantil foram favoráveis a mudanças de hábitos alimentares e de atividade física. O atendimento em grupo, em um programa de educação em nutrição e saúde, foi tão ou mais efetivo que o atendimento individualizado em um ambulatório de referência, firmando-se como alternativa de tratamento à obesidade.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To compare two strategies for childhood obesity management: ambulatory assistance (individual) and educational program (in group). Method: Children and adolescents from 7 to 13 years of age were selected at random. They were divided into two groups: individually assisted or assisted in groups. An educational program about childhood obesity was created, with monthly meetings that consisted of lectures with parents. participation and group work. Simultaneously, children and teenagers of the other group received individual ambulatory assistance. The program took place for six months. Body complexion, eating habits and physical activities were assessed before and after interventions. Results: The sample comprised 38 children and adolescents whose mean age was 9.9 years old. The program was more effective in increasing physical activity (P=0,003), specially walking (p = 0.003), as well as in reducing total cholesterol (p = 0.038). Reduction of body mass index, obesity index and caloric intake was similar in both groups. As for food habits, ambulatory assistance increased the intake of fruits (p = 0.033) and vegetables (p = 0.002) and reduced the amount of French fries and crisps (p = 0.041), while children participating in the program reduced the intake of soft drinks (p = 0.022), sandwiches, pizza and fast food (p = 0.006). Conclusions: Both strategies for handling childhood obesity were favorable to changes in food and physical activity habits. Group assistance was as effective as the individual assistance, consolidating as an alternative for the obesity treatment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofJornal de pediatria. Vol. 80, n. 6 (2004), p. 468-474.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObesityen
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectFood habitsen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleIndividual outpatient care versus group education programs : Which leads to grester change in dietary and physical activity habits for obese children ?pt_BR
dc.title.alternativeAtendimento ambulatorial individualizado versus programa de educação em grupo : qual oferece mais mudança de hábitos alimentares e de atividade física em crianças obesas?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000664877pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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