Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorGomes, João Carlos Amilibiapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-16T01:37:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56449pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho analiso apostilas de História – Ensino Médio, produzidas e comercializadas em kits de produtos e serviços dos sistemas de ensino Positivo e SER, as quais circularam em escolas conveniadas a esses sistemas – que atingem significativas fatias do mercado educacional – em períodos letivos situados no corte cronológico 2008-2011. Desenvolvo as reflexões no interior do campo dos Estudos Culturais, valendo-me de variadas teorizações, como as relativas ao ensino de História, à história do livro, à chamada modernidade líquida, às sociedades de consumidores, à governamentalidade neoliberal e às representações de identidade, buscando caracterizá-las dentro de determinadas contingências da sociedade contemporânea. Assim, analiso as condições sob as quais se (re)criam as referias apostilas no âmbito de uma ideia, a do sistema de ensino, que propicia às escolas de redes privadas e públicas uma reestruturação na condição de empresas. Em relação ao suporte tradicional dos materiais didáticos, o códice, é possível perceber que a noção de apostila está sofrendo transformações, à medida que no interior dos sistemas o avanço das novas tecnologias é intenso, e, assim, já haveria apostilas em tablets circulando no mercado educacional. Atentando especificamente aos tecidos multissemióticos que compõem as capas das apostilas, encontram-se, no caso dos artefatos do SER, representações que apontam para os conteúdos das disciplinas que compõem o Ensino Médio, e, no caso dos artefatos do Positivo, representações que conferem aos materiais um caráter de “novidades” e/ou de politicamente correto quanto ao que ofereceriam. As narrativas históricas das apostilas de ambos os sistemas, entretanto, parecem constituídas sobre as mesmas bases que fundamentam as narrativas dos livros didáticos de História. Concluo que as apostilas têm significativa importância no âmbito dos processos de captação de consumidores/as, no universo de diversas práticas pedagógicas proporcionadas pelos sistemas e, de certo modo, contribuem para a própria consecução da lógica empresarial dos sistemas.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper I analyse High School History coursepacks produced and sold in kits of products and services in the Positive and SER education systems used in schools associated to these systems (encompassing significant sectors of the education market) in the school years of 2008- 2011. In the field of Cultural Studies, drawing on various theories, such as those about History teaching, liquid modernity, consumer societies, neoliberal governmentality, and representation of identity, I seek to characterise them under particular contingencies in the contemporary society. Thus, I analyse conditions in which the abovementioned coursepacks are (re)created according to the notion of education system providing private and public schools restructuring as companies. In relation to the traditional support of teaching materials, the codex, we can notice that the notion of coursepack has been changing, as technologies have quickly advanced, and today we have coursepacks in tablets in the education marketing. Focusing on the multi-semiotic fabric of coursepack covers, we can find representations pointing to contents of disciplines that make up the high-school courses in the SER artefacts, and representations giving characters of ‘novelty’ and/or the politically correct for the materials of the Positive artefacts. However, historic narratives of both education system coursepacks seem to have the same base as those making narratives for History textbooks. I conclude that coursepacks have significant importance in processes of capturing consumers in the world of diverse pedagogical practices, and in a way help the system company logics to be performed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectSistema de ensinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCoursepacksen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeaching systemen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectRepresentations of identityen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectNeoliberal governmentalityen
dc.titleAs apostilas dos sistemas de ensino sob uma lógica empresarialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000860610pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples