Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorPosser, Maurício Simõespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23T01:39:58Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56772pt_BR
dc.description.abstractEste é um trabalho de natureza qualitativa que aborda o tema da Avaliação na Educação Física Escolar, procurando identificá-lo em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS. A motivação para esta investigação está relacionada a grande relevância do tema para a prática pedagógica e às inúmeras controvérsias que suscitam discussões recorrentes. O objetivo geral é analisar os estudos sobre avaliação na Educação Física Escolar encontradas em Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado da ESEF-UFRGS, buscando refletir sobre as suas contribuições em relação à temática e sobre as concepções subjacentes às práticas avaliativas estudadas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de identificar o estado da arte sobre esta temática, em um segundo momento, seguiu-se para a coleta e posterior análise da documentação selecionada. Após as análises concluímos que, de fato, a Avaliação na Educação Física Escolar é percebida como um elemento de grande relevância da prática pedagógica, mas que a sua aplicação vem deixando muito a desejar. Percebeu-se também que a grande maioria dos professores envolvidos nos estudos não se sente devidamente preparada para avaliar seus alunos e que isso parece estar relacionado às situações onde o planejamento é percebido como uma “obrigação burocrática” da práxis docente. Por fim, constatou-se uma grande carência em pesquisas mais diretamente relacionadas a esta temática, uma vez que apenas um Trabalho de Conclusão de Curso foi encontrado em um período de busca de aproximadamente 20 anos.pt_BR
dc.description.abstractThis is a qualitative study that addresses the issue of assessment in Physical Education at school, in order to identify this subject in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS. Its motivation is related to the matter of this subject to teaching practice and the controversies that always results in recurrent discussions. The main goal is to analyze the studies about assessment in Physical Education at school found in course final papers and master thesis from ESEF-UFRGS, and think about its contributions to this topic and concepts under assessment practices studied. At first, we performed a research in the literature in order to identify the state of the art on this theme, in a second stage, followed for the collection and subsequent analysis of the selected documents. The analysis concluded that, in fact, the assessment in Physical Education is perceived as a very important element of teaching practice, but its implementation has been below the expectations. It was also found out that the vast majority of teachers involved in the studies do not feel adequately prepared to assess their students and it seems to be related to situations where planning is perceived as a "bureaucratic requirement" of teaching practice. Finally, seem to need additional research related to this issue, since only one course final paper was found in a search period of approximately 20 years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScholar assessmenten
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPhysical education at schoolen
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.titleAvaliação da educação física escolar : análise de trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado do curso de educação física da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000861567pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples