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dc.contributor.advisorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Filipe Mattospt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23T01:40:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56778pt_BR
dc.description.abstractNo futebol as habilidades motoras e as capacidades condicionais são trabalhadas desde a iniciação esportiva. A velocidade e agilidade são imprescindíveis na execução dos fundamentos, devido à realização de trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo o corpo ou parte dele. Dessa forma, destacamos a importância em avaliar a agilidade na fase da iniciação esportiva, para descrever o desempenho nessa etapa de formação esportiva e assim monitorar o progresso do treinamento e a influência nessa variável. Os objetivos do estudo foram: Geral - Verificar a validade, objetividade e reprodutibilidade da bateria de testes propostas para avaliar as habilidades técnicas específicas do futebol. Específicos - Caracterizar e descrever o nível dos atletas quanto às habilidades técnicas específicas do futebol; - Medir o desempenho dos atletas nos testes de habilidade técnica (condução de bola) e realizar comparações entre as posições desempenhadas na equipe. A amostra do estudo foi composta por 77 atletas das categorias sub 11 e sub 12 do sexo masculino de um clube competitivo da cidade de Porto Alegre. Para a realização do estudo os atletas de ambas as categorias foram divididos por suas posições de jogo (zagueiro, lateral, meio-campo e atacante). Instrumentos de avaliação - Bateria de testes técnicos específicos no futebol – condução de bola: Condução de bola em velocidade em linha reta; Condução de bola em velocidade em uma trajetória sinuosa (slalom1); Condução de bola em velocidade em uma trajetória com mudança na direção (slalom2); Condução de bola em velocidade no quadrado de agilidade proposto na bateria de testes do PROESP-BR. Em todos os testes o critério de avaliação foi o tempo para realização do teste, melhor tempo nas avaliações. Na análise para verificar a validade de conteúdo recorreremos ao índice de concordância de Kappa aplicado as respostas do questionário respondido pelos experts. Para testar a reprodutibilidade adotamos o coeficiente de correlação intraclasse e o Alpha Cronbach's. A objetividade foi verificada pelo coeficiente de correlação de Pearson. Para comparar os valores médios nos testes de habilidade por posição, empregamos a análise de covariância (ANCOVA). O software utilizado será o programa SPSS 18.0, e o nível de significância mantido em 0,05. Na realização do estudo foram respeitados todos os procedimentos éticos exigidos. Resultados: Encontramos uma associação significativa em todos os testes de condução de bola: condução retilínea (pré-teste 3,89±0,41; pós-teste 3,87±0,40; Alpha= 0,878; correlação intraclasse = 0,782; p=0,000); condução sinuosa (pré-teste 5,92±1,05; pós-teste 5,86±1,02; Alpha= 0,911; correlação intraclasse = 0,836; p=0,000); condução mudança de direção (pré-teste 14,08±1,27; pós-teste 14,11±1,11; Alpha= 0,877; correlação intraclasse = 0,781; p=0,000); condução agilidade (pré-teste 7,58±0,81; pós-teste 7,34±0,77; Alpha= 0,679; correlação intraclasse = 0,514; p=0,000). Conclusões: A bateria de teste proposta no estudo para avaliar a habilidade específica do futebol, agilidade na condução de bola, apresentou validade, objetividade e fidedignidade boa, permitindo sua utilização em outros estudos com atletas do futebol nessa etapa da formação esportiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleProposição e validação de uma bateria de testes para avaliar as habilidades técnicas em jovens jogadores de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000861590pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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