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A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012

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A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012

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Título A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
Autor Silva, Jussara Esteves da
Orientador Rocha, Cristianne Maria Famer
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Assunto Livro didático
Prevenção de doenças
Programa Nacional do Livro Didático
Promoção da saúde
Saúde bucal
Resumo A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/56816
Arquivos Descrição Formato
000861495.pdf (2.341Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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