Repositório Digital

A- A A+

A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física

.

A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A inclusão de uma aluna com deficiência visual nas aulas de educação física
Autor Soares, Suelen Godoy
Orientador Noal, Daniele Gai
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Deficiente visual
Inclusão social
Resumo Esta pesquisa compõe o trabalho final do curso de graduação em educação física e tem como objetivo analisar o processo de escolarização e inclusão de uma aluna cega em aulas de educação física. É uma proposição de análise dos processos inclusivos e das atividades físicas inclusivas que quer provocar pensar sobre a temática, especialmente aqueles que talvez a desconheçam. Para tanto, fez-se um levantamento das pesquisas e das experiências com inclusão de pessoas cegas em aulas de educação física. Baseia-se em entrevistas, diários de campo, conversas informais e documentos. Foram previstos encontros de observação da aluna em sala de aula regular em escola da rede privada de ensino de porto alegre e também entrevistas semiestruturadas dinamizadas e respondidas pela aluna e familiares. O trabalho trás questões referentes a inclusão mostrando a importância de sua prática tanto para os alunos cegos, para os alunos com outras deficiências, como também para todos os colegas sem deficiência. Este trabalho foi elaborado com a intenção de desmistificar a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, pessoas cegas ou pessoas com baixa visão nas aulas de educação física. Acredita-se que as aulas, os planejamentos, os recursos, os objetivos e os métodos de ensino podem ser modificados e adequados de forma que todos possam aproveitar as aulas de educação física, as dinâmicas, os jogos, as regras, as competições, as atividades recreativas podem auxiliar nesse processo de inclusão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/56839
Arquivos Descrição Formato
000861362.pdf (312.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.